Alimentação

Salmão de cativeiro? Nunca mais!

Na dúvida entre o salmão selvagem e o salmão de cativeiro? Precisa de bons motivos para te ajudar na escolha? Então, permita-me adiantar que a escolha que trará maiores ganhos para a sua saúde é a do salmão selvagem.

Ao contrário do salmão de cativeiro, o selvagem contém um perfil nutricional muito melhor, mais equilibrado em termos de micronutrientes, gorduras, minerais, vitaminas e antioxidantes como a astaxantina, que são provenientes de algas verdes e que dão ao salmão a coloração rosada. Já no caso do salmão de cativeiro, o que garante a sua coloração é a astaxantina sintética, que, aliás, não é recomendada para o consumo humano.

Existem ainda outras significativas razões para se evitar o salmão de cativeiro; entre elas está a baixa concentração de ômega 3, estando abaixo em 50% com relação ao salmão selvagem. Para desanimar mais ainda, o salmão de cativeiro é mais rico em contaminantes ambientais.

O país com maior produção de salmão de cativeiro é a Noruega e, recentemente, o Departamento de Saúde daquele país levantou sérias preocupações sobre o alto nível de contaminação nesses salmões por contaminação ambiental.

Em 2006 a Rússia baniu o salmão de cativeiro por conter excessiva concentração de chumbo e cádmio.

Então muita atenção ao salmão que você consome!

[divider]

Referências Bibliográficas:

  • Time.  July 15, 2014
  • Salmon Farm Monitor.  Feb 2006
  • Science Nordic.  March 27, 2013
  • Puresalmon. Org
  • Livro Sinal Verde para a Carne Vermelha. Editora Gaia. 2011
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER