Alimentação

Romã: Conheça os Incríveis Benefícios desta Superfruta!

Será que no Jardim do Éden tinha romã no lugar de maçã?

Nesta época do ano é comum as pessoas guardarem sementes de romã, como algo que possa trazer boa sorte para o próximo ano. A romã é uma fruta muito antiga que está associada com a saúde, fertilidade e longevidade. Tem alguns outros fatos interessantes sobre ela:

  1. Foram encontradas em uma tumba do Egito.
  2. Os soldados da Babilônia já consumiam romã antes das batalhas.
  3. Nas cerimonias de casamento na Pérsia, eram usadas como símbolo de futuro alegre.
  4. Essa fruta explodiu em popularidade especialmente por ser riquíssima em antioxidantes e não apresentar alta concentração de frutose. Sua melhor ação é na forma de suco

Poderoso antioxidante

A romã contém mais antioxidantes do que o açaí, suco de uva ou suco de mirtilo, as 3 fontes de antioxidantes mais conhecidas. Seu potencial maior é por conter a maioria dos antioxidantes. Ela tem quantidades importantes dos antioxidantes polifenóis, como taninos, antocianidinas, ácido elagico, punicalagins e punicalins.

Segundo estudo do Journal of Agricultural and Food Chemistry, que comparou a potência de 10 diferentes bebidas ricas em polifenóis, o suco de romã foi considerada a mais saudável, sendo cerca de 20% mais potente do que as outras bebidas.

Benefícios da romã

– Ação anti-inflamatória

Tem alto potencial anti-inflamatório em especial no trato digestivo. Inibe também a inflamação no cérebro, ligada à progressão de doenças degenerativas cerebrais como Demência e Alzheimer.
Melhora inflamações articulares, aliviando manifestações de artrite e reduz a degeneração das cartilagens nas articulações, a causa principal de sofrimento nas osteoartrite.

– Memória

Melhora a memória pela presença de diversos flavanoides. Reduz a progressão da Doença de Alzheimer.

– Saúde Cardiovascular

Reduz a progressão de aterosclerose. Um estudo comprovou que o consumo do suco promove redução de placas ateroscleróticas em mais de 30%, quando o grupo controle só reduziu 9%. Melhora a pressão sistólica (o valor mais alto nas medições) e recupera o fluxo sanguíneo.

– Melhora depressão

Contém os 3 tipos de estrógenos, o que promove efeito positivo nos estrogênios cerebrais e receptores de serotonina, elevando o humor.

– Risco de câncer

Inibe a proliferação celular, além de gerar apoptose (morte celular) em diversas células cancerosas. Retarda a elevação do PSA em indivíduos com câncer de próstata, com efeito protetor da próstata.

– Prevenção de osteoporose

Efetiva na prevenção da perda óssea. Regula os osteoblastos (células responsáveis pela formação óssea) e reduz a expressão dos osteoclastos (células que promovem a degradação óssea).

– Melhora parte sexual

Por aumentar a produção de óxido nítrico, melhora os problemas de disfunção erétil, aumentando o fluxo sanguíneo no pênis.

Bom, agora você já tem muitos motivos para fazer da romã mais que uma tradição de fim de ano. Coloque-a em sua alimentação durante todo o ano e sinta os benefícios!

Referências bibliográficas:

– J. Agric. Food Chem., 2008, 56 (4), pp 1415–1422
– Clin Nutr. 2004 Jun;23(3):423-33.
– Eur J Nutr. 2014 Aug;53(5):1155-64.
– Eur J Nutr. 2015 Jul 10.
– Nutrition. 2015 Jan;31(1):223-9.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER