Prevenção

Cuidado com os riscos invisíveis das secadoras de mão a jato

Muita gente não sabe, mas as secadoras de mão a jato representam um risco enorme para a saúde. E por não saber disso, as pessoas optam por utilizar esse aparelho acreditando que estarão livres daqueles germes nojentos que pairam sobre toda a superfície de um banheiro público. Doce ilusão! Aliás, toda vez que alguém aperta o botão daquela “geringonça” é como se fosse ativado um canhão de germes.

Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Grã Bretanha, testaram a contaminação bacteriana a partir do uso de toalhas de papel, secadoras de ar quente e secadoras a jato de ar. Para obter uma leitura das bactérias, os pesquisadores cobriram as mãos dos voluntários com a bactéria lactobacilos, que não é prejudicial à saúde; e assim que pressionaram o botão “liga” da secadora, a bactéria se espalhou por toda parte, sendo inalada por todos que estavam a cerca de um metro de distância.

A contagem bacteriana estava quase cinco vezes mais alta na secadora a jato do que na secadora de ar quente. Além disso, a contagem revelou ainda que na secagem a jato a quantidade de bactérias era incrivelmente 27 vezes mais alta do que na secagem de mãos à moda antiga, ou seja, com toalha de papel.

Os lactobacilos são bactérias inofensivas. Mas, agora imagine o que estas secadoras de mão estão fazendo com os detritos nojentos que realmente estão em suas mãos. Dá medo só de imaginar, não é mesmo?

Sendo assim é possível pressupor que a solução para este problema de disseminação das bactérias é muito simples. Basta que você lave suas mãos com a boa e velha combinação de sabão e água morna e passe direto por aquelas secadoras de alta tecnologia. A sua melhor e mais segura opção será sempre a humilde e prestativa toalha de papel.

[divider]

Referência Bibliográfica:

  • Comparação microbiológica de métodos de secagem de mãos:  o potencial para a contaminação do meio ambiente, o usuário e outros presentes (www.jornalofhospitalinfection.com).
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER