Estética

Como reverter o envelhecimento em 20 Minutos

Imagine um exercício físico que combina diferentes estratégias para reverter o envelhecimento… Algo que fortalece o pulmão, aumenta a oxigenação, multiplica mitocôndrias, alonga telômeros e combate o câncer. Sim, isso existe e é algo que estou sempre comentando…      

Quando eu comecei com a ideia de exercícios supra aeróbicos, como o descrito no meu livro 20 Minutos e Emagreça, muitos achavam que eu estava enlouquecido. Isso já faz 7 anos, quando eu estava pesquisando como melhorar a condição física, especialmente a capacidade respiratória, algo que os exercícios cardio e aeróbicos tradicionais não estavam conseguindo.

Fiquei chocado ao descobrir que o tratamento de resistência (endurance) estava fazendo com que o coração e os pulmões dos atletas ficassem menos fortes.Comparando com os treinos curtos, e de alta intensidade, pude observar que a condição física e performance aumentavam drasticamente. Com isso, me convenci que os exercícios tradicionais não traziam os resultados que precisamos.

Depois de descobrir que a sua capacidade pulmonar é o primeiro preditor de longevidade e pesquisando tudo o que podia aumentar essa capacidade, incrementando ao máximo o hormônio do crescimento, cheguei à conclusão sobre a atividade que trazia o máximo de benefícios. Dei a ela o nome de treinamento supra aeróbico, descrita, como já disse, no meu livro 20 Minutos e Emagreça.

Treinamento Super aeróbico

Agora eu vou lhe mostrar como você pode aumentar o seu condicionamento e nível de energia, além de reduzir anos da sua idade biológica, em somente 20 minutos por dia.

O seu objetivo aqui são picos de alta intensidade por curto período, seguido de intervalo, podendo ser aumentado sua intensidade com o tempo. Os benefícios são os seguintes:

a)    Maior capacidade de expansão pulmonar, trazendo um fantástico efeito antienvelhecimento, e veja:

  • 400% mais oxigênio para os seus pulmões, permitindo maior oxigenação por todo o corpo.
  • 1733% mais oxigênio para os seus músculos.
  • o dobro de oxigênio para o seu cérebro.
  • 331% mais oxigênio para o seu coração.

b) Maior produção de energia, pois este trabalho curto e intenso ativa muito as mitocôndrias de cada célula, além de ativar a geração de novas mitocôndrias. Lembre-se que a produção de mitocôndrias diminui com o envelhecimento, portanto, quanto mais mitocôndrias você produzir agora, mais suporte de energia vai ter no envelhecimento.

c) Reverte o envelhecimento, pois promove aumento dos seus telômeros, estruturas que ficam no final de cada DNA da célula. Quanto mais longos esses telômeros, mais jovem funciona sua célula.Conforme a célula se divide, os telômeros vão ficando mais curtos e velhos, induzindo doenças crônicas e envelhecimento.

d) Reduz o seu risco de câncer em 50%, segundo estudo publicado no British Journal of Sports Medicine.

[divider]

Referências bibliográficas:

  • 20 Minutos e Emagreça. Editora Gaia. 2013
  • FASEB J. 2015 Oct 9. pii: fj.15-276857
  • Thieme. 1990. p. 144
  • Arch Intern Med. 2008;168(2):154-8
  • Br J Sports Med 2011;45(2):125-9
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER