A deliciosa proteção das uvas

Já reparou que as uvas se mantêm frescas por muito mais tempo do que a maioria das frutas? A causa é simples: elas são ricas em resveratrol, uma substância que retarda o envelhecimento, neutralizando agentes oxidantes, como os radicais livres.

O resveratrol, que é também uma espécie de antibiótico natural e tem propriedades antiinflamatórias, protege o organismo contra as doenças cardíacas e contra o câncer – ajudando inclusive a bloquear a evolução da doença. Esse potente antioxidante concentra-se na casca da uva e está presente em grande quantidade no vinho, para o qual empresta suas propriedades benéficas.

Mas embora deva ser incluída em toda dieta saudável, a uva requer certa moderação no consumo: sua polpa, rica em frutose, é altamente calórica e pouco adequada para diabéticos, obesos e outras pessoas com restrições ao consumo de calorias. O vinho tinto pode ser um bom substituto, mas igualmente requer moderação.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)