Alimentação

Resveratrol está cumprindo com a sua promessa!

Não faz mais do que 18 meses que escrevi sobre o incrível o resveratrol. É possível que você se recorde que eu estava exaltando as virtudes deste polinutriente como um suplemento que pode mimetizar os efeitos benéficos da restrição calórica no corpo humano. Isso representa que você pode comer o seu bolo, mas não tê-lo (e o “-lo” neste caso trata das consequências negativas de gordura e carboidratos demais na nossa dieta).

Não que eu esteja sugerindo que o resveratrol seja uma nova maneira encontrada para que possamos continuar a fazer tudo o que queremos e não pagar o preço.  Ao invés disso, o seu valor real é o de tornar uma boa dieta mais saudável ainda, especialmente minimizando as consequências negativas da recaída ocasional.

Agora existem ainda mais evidências em humanos para suportar isto. Um estudo, duplo cego, randomizado e cruzado, revelou alguns resultados intrigantes. Nele dez homens e mulheres normais e saudáveis receberam uma refeição rica em gordura e carboidratos de 930 kcal e também um placebo ou um produto contendo 100 mg de resveratrol da erva Polygonum cuspidatum e mais 75 mg de polifenóis totais de extrato de uva.  Profundos efeitos anti-inflamatórios, desintoxicantes e antioxidantes foram observados.

Em termos de efeitos antioxidantes e desintoxicantes, a principal chave das respostas defensivas celulares foi claramente ativada nas células sanguíneas brancas.   A atividade antioxidante foi significantemente aumentada para 50%, ao passo que no grupo do placebo, houve uma redução antioxidante significante.  Além disso, aumentos importantes das enzimas desintoxicantes foram observados, em contrapartida não houve mudança no grupo placebo.

Outro notável estudo que doses relativamente pequenas de resveratrol podem melhorar o metabolismo de homens obesos de forma semelhante à restrição calórica.  Também em um estudo duplo cego, randomizado, cruzado, mas desta vez com placebo controlado, onze homens saudáveis, porém obesos (IMC médio por volta de 31.5) receberam 150 mg/dia de resveratrol por 30 dias.  Como a restrição calórica, o resveratrol reduziu significantemente a pressão sanguínea sistólica, a insulina plasmática, a resistência à insulina, a glicose plasmática em jejum, os triglicérides, a leptina e as taxas metabólicas de sono e de descanso (sem mudar o gasto total energético).

Os marcadores de inflamação também ficaram substancialmente mais baixos enquanto os homens estavam tomando resveratrol, com reduções significativas da proteína C reativa, interleucina-6, fator alfa de necrose e contagem de células brancas.

O novo pensamento, somente publicado recentemente, traz que o resveratrol imita a RESTRIÇÃO CALÓRICA e reduz as mudanças metabólicas relacionadas ao envelhecimento.

Isso prova o que dissemos no início deste texto: o resveratrol está sim, cumprindo a sua promessa de ganhos à saúde e ao bem-estar!

Referências bibliográficas:

– The effects of 30 days resveratrol supplementation on adipose tissue morphology and gene expression patterns in obese men,” Konings E, Timmers S, et al, Int J Obes (Lond), 2013 Aug 20

– Chronic resveratrol consumption improves brachial flow-mediated dilatation in healthy obese adults,” Wong RH, Berry NM, et al, J Hypertens, 2013 June 5

– Anti-inflammatory effect of resveratrol on adipokine expression and secretion in human adipose tissue explants,” Olholm J, Paulsen SK, et al, Int J Obes (Lond), 2010; 34(10): 1546-53.

– Anti-inflammatory and Antioxidant Effects of Resveratrol in Healthy Smokers,” Bo S, Ciccone G, et al, Curr Med Chem, 2012 Dec 28;

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER