Dieta

Resolução para o Ano Novo: perder peso

Nesse começo de ano, milhares de pessoas vão decidir perder peso, mas amanhã, na próxima semana, ou talvez no próximo mês, muitos deles vão desistir de tentar!

Poucos perderão peso e não serão todos que irão manter o peso que têm depois da “perda”.

Em certo momento do ano, grande parte da população continuará tentando perder peso ainda. Eles comprarão alimentos de baixa caloria, pouca gordura, negarão sobremesas, beberão apenas refrigerantes light/zero, comprarão refeições preparadas, visitarão spas, usarão todo tipo de comprimido para emagrecer, submeterão-se à lipoaspirações e se exercitarão obsessivamente a fim de queimar calorias. Enfim, será lançado mão de todo e qualquer método que os ajude a perder peso.

A cada novo remédio, uma onda nova de entusiasmo. Desde anfetaminas e hormônio tireoidiano na década de 60, fenfluramina e phentermina (fen–phen), sibutramina na década de 90, e agora a nova promessa Locarserina. O objetivo é o mesmo: alcançar o modelo ideal; ser magro e jovem para sempre.

Porém, há um lado obscuro nessa preocupação nacional. Como muitas pessoas não conseguirão perder peso, independente de todo esforço que fizeram, ou até mesmo irão rapidamente recuperar o peso perdido, essas pessoas começarão a se culpar por terem “falhado” naquilo que estavam fazendo, e isso, acaba gerando uma queda na auto-estima das pessoas. E isso é motivado pelo fato de que, pessoas acima do peso são vistas como indisciplinados e preguiçosos

Mas, não existem soluções mágicas para a perda de peso, como se é dito por aí. Muito pelo contrário, além de não serem mágicos, esses meios mais fáceis para a perda de peso são também perigosos. Como por exemplo, a Dexfenfluramina está associada com a hipertensão pulmonar potencialmente fatal e fe-phen, pode estar associado com uma doença valvular cardíaca séria, sibutramina está associada com risco cardíaco e agora a nova droga, a Locarserina, que não sabemos ainda suas reais conseqüências.

A grande maioria da população que é afetada por essa enorme preocupação e busca pelo chamado “corpo perfeito” são mulheres, de todas as idades. Muitas vezes, essas mulheres (que estão longe de serem consideradas obesas) acreditam que estão obesas e então, passam a buscar “mágicas” que as auxiliem a perder peso, como por exemplo: dietas milagrosas, laxativos e desintoxicantes. E na maioria das vezes, essas mulheres não se dão conta do quanto estão colocando em risco suas saúdes.

O que é preciso ser entendido, é o fato de que cada metabolismo é individual, ou seja, não existem dietas padrões e nem remédios mágicos. Afinal, cada indivíduo tem o seu próprio metabolismo. Portanto, é preciso que cada um seguir a sua própria dieta, de acordo com suas necessidades.

Então: INICIE O ANO COM MUDANÇAS

Comece o ano com resoluções que realmente façam sentido para sua vida e que proporcionem reais melhorias à sua saúde.

Não se prenda à milhares de metas. Defina os objetivos principais e assim, os cumpra com seriedade e foco, e assim, alcançará um resultado muito melhor:

– Tenha uma dieta ideal para você e que seja adaptada ao seu metabolismo,

– tenha e mantenha uma alimentação saudável,

– inicie uma atividade física e a torne um hábito, e

– busque um acompanhamento profissional, para que alcance melhores resultados.

 

Com isso, você não conseguirá apenas perder peso, também terá um ganho na sua qualidade de vida, saúde, sua auto-estima melhorará, dentre outros efeitos benéficos.

Pense nisso e comece o ano com mudanças positivas!

Desejo a todos que nos acompanham pelo site, Facebook, Twitter e tantos diversos outros canais que estou presente, um novo ano repleto de conquistas!

Feliz Ano Novo!

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER