Prevenção

Resfriado e tosse seca? Chega disso!

Estamos naquela época do ano em que pra todo lado tem alguém reclamando por conta do resfriado. Aliás, o resfriado é a doença infecciosa mais comum do inverno chegando a ser o motivo número um para se procurar uma consulta médica.

Ao contrário do que se prega, a principal causa dos resfriados são os vírus (e existem mais de 300 tipos de vírus causadores do resfriado), e não as bactérias. Assim sendo, tomar antibiótico não vai melhorar a situação, afinal, eles só funcionam em infecções bacterianas, como a sinusite, infecção pulmonar e de ouvido, bronquite e pneumonia, por exemplo.

O processo de resfriado pode durar cerca de uma semana, mas há situações em que esse prazo se estende por até 3 semanas, o que representa aproximadamente 5% dos casos. Normalmente, você não precisa procurar um médico para tratar um simples resfriado. Isso chega a ser necessário somente se os sintomas começarem a indicar uma infecção bacteriana; aí sim a conversa é outra. Para isso, fique atento a alguns sinais, entre eles:

  •             Febre alta.
  •             Dor de ouvido.
  •             Tosse persistente e sem controle.
  •             Respiração curta.
  •             Tosse com catarro amarelo ou esverdeado.

As medicações para gripe ou resfriado sem prescrição não aceleram a recuperação. Pior do que isso, elas causam uma extensão do sofrimento, pois agem contra as defesas naturais e mecanismos de cura. Só para você saber, o uso do Acetominofen e da Aspirina suprimem a habilidade natural do corpo de criar anticorpos que destroem o vírus da gripe. E posso apostar que não é exatamente isso o que você deseja!

O fato de você ter contato com o vírus do resfriado não quer dizer que você vai ter este problema. Isso vai depender do seu sistema imunológico. Por isso uma sugestão: cuide dele com todo carinho do mundo!

Aqui estão algumas causas e sugestões naturais que poderão te ajudar a reduzir os sintomas do resfriado assim como as medicações fazem, só quem sem os efeitos colaterais que elas provocam.

Fatores ambientais e de estilo de vida para fortalecer o sistema imunológico:

a) Vitamina D3 : o simples fato de você ter ficado resfriado ou até mesmo gripado já é um sinal de que você está deficiente da vitamina D3. Portanto, mantenha os níveis desta vitamina entre 60 ng/ml e 80 ng/ml, pois com isso você entra ativando entre 200 e 300 peptídeos antimicrobianos diferentes e efetivos para destruir tanto as bactérias quanto os vírus.

b) Evite consumir açúcar, frutose e grãos, pois são fatores que comprometem o seu sistema imunológico predispondo-o às infecções de vias aéreas superiores ou dificultando a sua recuperação.

c)  Repouse! O sistema imunológico é altamente dependente do sono em quantidade reparadora.

d) Faça exercícios regularmente. Esta prática é importante para aumentar a resistência imunológica. Quem se exercita regularmente tem 50% menos chance de contrair resfriado. Pense nos treinos de alta intensidade descrito no meu livro 20 Minutos e Emagreça.

Sugestões naturais

  1. Peróxido de hidrogênio: quando utilizado logo no início dos sintomas, o peróxido de hidrogênio ajuda a curar o resfriado em até 15 horas. O correto é administrar cinco gotas do peróxido de hidrogênio a 10%  (H2O2) em cada ouvido. Você vai ouvir um crepitar, mas não se assuste. Isso é natural! Deixe o líquido por até cinco minutos em cada ouvido. Depois disso, drene o conteúdo com o auxílio de um lenço. Procure fazer isso deitado de lado. Quando usado em resfriado já instalado, o peróxido ajuda na remissão mais rápida do problema.
  2. Vitamina C: essa vitamina é um potente antioxidante. Use algumas gramas de hora em hora até se sentir melhor ou se apresentar fezes amolecidas (limite de saturação).
  3. Própolis: a resina da abelha é um dos compostos antimicrobianos mais eficientes que existem. Ele é rico em epigenina e ácido cafeico, compostos que ativam o sistema imunológico e combatem o câncer.
  4. Óleo de orégano: apresenta alta concentração de carvacrol, um potente agente antimicrobiano.
  5. Água: este elemento é essencial para ótima função orgânica e permite fluidificar secreções. Beba água suficiente para manter a urina clara, com uma cor palha.
  6. Sopa de galinha: sua avó estava certa quanto à eficiência da boa e velha canja. Seu poder de cura de gripes e resfriados foi comprovada cientificamente.
  7. Alho: pode parecer que não, mas o alho é um santo remédio para a cura de tosse seca e resfriados.
  8. Mel natural: assim como acontece com o própolis, o mel é bastante expressivo na cura dos resfriados, pois alivia a dor de garganta e o desconforto da tosse. Faça gargarejo com mel.

 Xarope natural para tosse

Eu sou a favor de medicações naturais que tenham a mesma eficiência das drogas comerciais, mas que por outro lado não acarretem os indesejados sintomas adversos. Por isso, se você quer ser ver livre do resfriado eu recomendo que você faça uso de um composto feito com limão que ajuda a alcalinizar o corpo, inativando vírus e bactérias. E, mel que também destrói bactérias.

Veja como é simples fazer o seu xarope natural:

  1. Coloque um pouco de mel puro em uma panela no fogo em temperatura bem baixa (não pode ferver, pois senão altera as propriedades medicinais do mel).
  2. Coloque um limão inteiro e ferva em água numa panela separada por durante três minutos para matar qualquer bactéria que possa estar na pele do mesmo.
  3. Deixe o limão resfriar o suficiente, corte em fatias e adicione ao mel que está no fogo. Deixe a mistura cozinhar por cerca de 1 hora.
  4. Em seguida, coe o limão do mel e tenha a certeza que todas as sementes foram removidas.
  5. Deixe resfriar, coloque em um frasco com uma tampa e guarde na geladeira.
  6. Você pode manter esse xarope por até 2 meses no refrigerador.

Aproveitando, siga também esta recomendação para acalmar a tosse:

No caso de crianças com até 11 quilos, administre meia colher de chá do xarope quatro vezes ao dia; para crianças com até 22 quilos o recomendado é uma colher de chá quatro vezes ao dia. Já os adultos devem aumentar a dose de uma colher de chá para uma colher de sopa quatro vezes ao dia.

Seguindo estas dicas você vai estar livre do resfriado e todas as consequências que ele acarreta.

Saúde!

[divider]

Referências Bibliográficas:

  • Archives of Pediatric and Adolescent Medicine December 2007; 161(12): 1140-1146
  • Archives of Internal Medicine. Feb 2009, 169(4):384-390
  • J Infect Dis. December 1990
  • Journal of Nutrition. October 2011; 141(10): 1862-1870
  • Br J Sports Med. September 2011
  • Ann Intern Med. March 2004
  • Medicine and Science in Sports and Exercise November 1998; 30(11):1578-83
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER