Bem-Estar

Remédio para calvície masculina pode ser um risco para a sua saúde sexual

Homens, tomem muito cuidado! A vaidade excessiva pode estar colocando a saúde sexual de vocês em risco. É muito importante que vocês saibam que o uso de uma medicação comum para a queda de cabelos (Finasterida) pode causar efeitos colaterais indesejáveis.

Esse tipo de medicação age reduzindo o DHT, o mais potente hormônio masculino e que está relacionado à perda de cabelo através do bloqueio da enzima 5 alfa redutase. Mas, apesar das imagens de resultados expressivos mostrando que a calvície dos homens praticamente desaparece com o uso da Finasterida, ele traz consigo um perturbador efeito colateral: a impotência sexual.

Infelizmente, essa informação não vem especificada no rótulo dos produtos, sendo assim muitos homens não associam o tratamento a algum tipo de desconforto. O laboratório que produz o medicamento até menciona em seu site que o uso da substância pode causar a dificuldade de manter a ereção, mas afirma também que o problema regride quando não há mais o uso da mesma. Entretanto, médicos especialistas na área asseguram que as coisas não são bem assim.

Os médicos afirmam que a completa impotência não é incomum mesmo entre homens que pararam com a medicação. Essa condição é tão verdade que existe um portal, o propeciahelp.com, formado por homens com problemas sexuais que persistiram mesmo após pararem com a medicação. Esse site já conta com mais de mil membros, muitos acreditando que sofrem da síndrome Pós-Finasterida. Há ainda homens que apresentam o hipogonadismo secundário, fato que ocorre quando as glândulas sexuais produzem pouco ou nenhum hormônio.

Sobre os fatores que causam a calvície em homens muito se diz que ela é uma condição genética e que não há muito que possa ser feito para alterar esse fato. Mas, apesar da ciência sobre este fator, existe também uma predisposição causada pelo ambiental.

Algumas evidências demonstram que a calvície precoce no homem pode ser um marcador clínico de resistência à insulina, uma condição onde a pessoa perde a sensibilidade à substância resultando em excesso de açúcar no sangue. Como já comentamos várias vezes, a resistência à insulina é a causa de muitas doenças crônicas e manter adequado o nível de insulina é o primeiro fator de boa saúde!

Por tanto, para que você possa se prevenir contra a calvície sem a necessidade de fazer o uso de medicamentos como a Finasterida e ainda manter o seu nível de insulina em dia, anote essas dicas:

·        Pratique exercícios regularmente;

·        Evite frutose/açúcar e grãos (incluindo os integrais), pois eles são convertidos em açúcar rapidamente no seu corpo elevam à resistência à insulina;

·        Procure descobrir o seu tipo metabólico e comece a consumir alimentos que são mais adequados a ele, assim você estará provendo melhor nutrição para o seu corpo e do seu cabelo.

Manter a beleza não significa danificar sua saúde. Fique de olho e boa saúde, inclusive a sexual!

-Lancet  Sep  30, 2000;356:1165 – 1166 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER