Alimentação

Reduza a hipertensão arterial com carne vermelha!

Se você tem pressão arterial elevada, esta dica pode lhe chocar! Cuidado! E eu também aposto que fez alguns tradicionalistas engasgarem com seus hambúrgueres vegetarianos… Está preparado? Vamos lá:

Uma dieta alta em proteína diminui o risco de desenvolver hipertensão arterial.

Essa  notícia vem de um estudo recente da American Journal of Hypertension, e é capaz até de causar hipertensão lá na American Heart Association (Associação Americana do Coração). Afinal de contas, a proteína, a carne vermelha e as gorduras saturadas são três dos sacos de pancada favoritos da Associação. Talvez um dia eles acordem para a realidade. Mas até lá…

O que diz a pesquisa

Os pesquisadores avaliaram 11 anos de consumo de proteína, relatado pelos voluntários no Estudo Framingham. Quando esses dados foram comparados com as informações sobre a pressão sanguínea, a maior média de consumo de proteína estava ligada a um risco 40% menor de evoluir para a hipertensão.

Qualquer um que talvez tenha se chocado ao saber disso, provavelmente ficará feliz em saber que os resultados foram melhores ainda quando o consumo de fibras também foi alto. Em outras palavras: não se esqueça de pedir uma salada e um acompanhamento de brócolis com o seu filé! O mais interessante é que o risco para hipertensão estava reduzido em pessoas de peso normal e para aquelas que estavam com sobrepeso. No estudo não se especificou quanto aos tipos de proteínas consumidos.

Se você acompanha meus posts aqui no blog, já deve conhecer as minhas dicas sobre o consumo das proteínas. A proteína é exatamente como os carboidratos: há os bons, os maus e os feios. Opte pela proteína boa (orgânica, de animais criados a pasto) e o seu coração funcionará bem como um relógio!

E tem mais: sabe a sua pressão sanguínea? Ficará normal! Se você estiver evitando ou controlando a hipertensão arterial, lembre-se de um bom filé com uma bela salada. O que pode ser melhor que isso? Além de ser delicioso, deixará a sua saúde em dia!

[divider]

Referências bibliográficas:

  • ArchMed Res., 2006; 37(6): 778-86
  • Hypertension, 2001;38:821-826
  • JAMA, 2005; 294(19): 2455-2464
  • Am J ClinNutr, 2012 Apr; 95(4):966-71
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER