Redefinindo a palavra saúde

Já parou para pensar o que significa saúde para você? Para você ser saudável é incluir uma dúzia, ou mais, de medicações em sua dieta? Sinceramente, eu espero que não!

Se você usa remédios como uma opção para ser saudável, possivelmente você estará mais distante da direção certa.

Saúde não é igual a “supressão de sintomas de doença”. É muito mais! O único meio ter saúde é ter com ações que atinjam a causa dos sintomas de doença que você possa ter e não os cobrindo com remédios.

O problema é que isso não é interessante para a indústria farmacêutica, pois ela só vive de doenças. O que significa que se as pessoas tiverem uma atitude realmente saudável essa indústria não ganhará mais dinheiro com suas estratégias. Caso você ataque as causas da doença você efetivamente se curará e os sintomas sumirão.

Se você não apresentar mais sintomas, não há razão para tomar remédios para suprimi-los.

Isso pode parecer óbvio para alguns, mas acredite, muitas pessoas não entendem isso! Essas pessoas usam remédios acreditando que estão fazendo algo benéfico para sua saúde quando na verdade não há um remédio no mercado que seja designado para curar alguma doença. A única ação dos remédios é dirigida a sintomas em particular.

Se você não direcionar para a causa, o seu problema nunca se resolverá.

Há diversas condições nas quais as doenças podem ser prevenidas ou efetivamente tratadas com mudanças de estilo de vida, mas dependendo do médico pode ser que você receba alguma prescrição de um ou mais remédios.

Veja alguns exemplos de problemas de saúde que normalmente não requerem uso de remédios, ao menos inicialmente.

– Diabetes;

– Doença cardíaca;

– Hipertensão arterial;

– Colesterol elevado;

– Insônia;

Eu entendo que é necessária uma maciça mudança do modo de pensar para entender que o seu corpo pode se curar sozinho!

O que as pessoas não realizam é que é possível manter uma ótima saúde pelo simples fato de se evitar remédios desnecessários e entendendo os fundamentos da boa nutrição e da prática de exercícios.

Lembre-se que você pode ter o controle da sua saúde se:

– Eliminar frutose e muitos grãos;

– Consumir alimentos não processados de alta qualidade dando preferência aos orgânicos seguindo o seu tipo metabólico;

– Consumir ômega 3 na quantidade adequada; e

– Se exercitar regularmente.

– Prevenção: A Medicina do Século XXI. Editora Gaia. 1996.

– American Journal of Clinical Nutrition, Vol. 71, No. 1, 171S-175S, January 2000