Radicais livres e doenças

Comece já seu caminho para a uma vida longa e saudável.

Os radicais livres são moléculas altamente instáveis, resultado dos milhões de reações químicas produzidas pelo organismo, essenciais para a saúde e o correto funcionamento do corpo humano. Mas, em excesso, podem prejudicar outras moléculas, abrindo espaço para doenças. Eles estão implicados em mais de cinqüenta problemas médicos, incluindo-se aí várias formas de câncer, doenças cardíacas, envelhecimento precoce, catarata e aids. Sua ligação com tamanha variedade de doenças sugere que eles não são elementos isolados ou fenômenos periféricos, mas atores principais na maioria dos problemas de saúde.

Nossa melhor arma para combater os radicais livres são os antioxidantes e o condicionamento físico. E nenhuma delas deve ser usada sem orientação e acompanhamento médico – lembre-se: principalmente para quem faz muita atividade física, que causa aumento dos radicais livres, o uso de antioxidantes é ainda mais necessário.

Antes de embarcar em qualquer tipo de exercício ou programa de saúde, tenha o cuidado de ouvir seu médico. Siga suas instruções à risca. Deixe que ele monitore o tratamento, atento aos efeitos colaterais e, inclusive, à interação entre os remédios que você está tomando. Ouvir seu médico, expor suas dúvidas, seguir suas recomendações e mantê-lo informado de como você reage será altamente benéfico para sua saúde. Condicionamento físico é a jornada, não o destino. É para começar já e continuar pelo resto de sua vida.