Dieta

Quer perder medidas de forma rápida? Então, leia esse artigo e descubra que é possível

Muita gente ainda acredita que gordura saturada como a do óleo de coco engorda e é ruim para o coração. Esse pensamento vem desde a década de 50, baseado em publicações mal interpretadas e que se tornaram de aceitação geral.

Porem, a verdade é que o óleo de coco é um dos óleos mais saudáveis que você pode utilizar, especialmente para cozinhar. Confira!

 

Por que a sua medida de cintura é tão importante?

Como você já deve saber sua medida de cintura não tem só finalidade estética, mas é um indicador poderoso de que você pode estar com mais gordura interna nos órgãos e isso esta relacionado com Diabetes Tipo 2 e Doenças Cardíacas. Fato é que a sua medida de cintura é mais precisa como preditor de risco cardíaco do que o seu índice de massa corpórea (IMC).

Diversos estudos têm mostrado os benefícios do óleo de coco na redução de medidas e segundo um artigo recente, com quatro semanas consumindo-se óleo de coco, observou-se uma redução de quase três cm de cintura em media. Os pesquisadores observaram que o uso de óleo de coco extravirgem é eficaz na redução de circunferência abdominal especialmente em homens, e além do que, o seu uso é extremamente seguro.

Outro estudo similar realizado com mulheres durante 12 semanas, e que foi publicado no Journal Lipids, também mostrou que a suplementação de óleo de coco pode resultar em redução de circunferência abdominal entre outros benefícios, principalmente se comparado com a suplementação com o óleo de soja. Divididas em dois grupos, com 20 participantes cada um, as mulheres receberam suplementação de duas colheres de óleo de coco ou de soja. Ambos os grupos seguiram uma alimentação de baixa caloria, além de caminharem 50 minutos por dia.

 

Veja os resultados:

O grupo de óleo de coco apresentou:

• Aumento de HDL colesterol (Bom colesterol)
• Queda de LDL /HDL.
• Redução da circunferência abdominal e obesidade.

 

O grupo do óleo de soja apresentou:

• Aumento de colesterol total.
• Aumento de LDL (mau colesterol)
• Aumento de LDL /HDL.
• Queda de HDL (bom colesterol)
• Não houve redução da circunferência abdominal e obesidade.

 

Muitos dos benefícios do óleo de coco devem-se pela presença das triglicérides de cadeia media (TCM), diferente dos triglicérides de cadeia longa presente nos óleos vegetais como a soja e gordura animal, como a banha.

Os autores concluíram que a suplementação dietética de óleo de coco não causa dislipidemia (alteração do colesterol e/ou gordura no sangue) e mostra-se eficiente na redução da obesidade abdominal.

 

Por que o óleo de coco é tão bom para a sua saúde e para o seu peso?

O óleo de coco é a fonte mais rica da natureza em triglicérides de cadeia media (TCM), ao contrário dos óleos vegetais que contem somente triglicérides de cadeia longa.

Entenda porque esses triglicérides de cadeia media (TCM) do óleo de coco são tão saudáveis:

TCM é pequeno, penetra na célula com facilidade, não requerendo lipoproteínas ou enzima especial para ser utilizada efetivamente no seu corpo.

TCM é facilmente digerível, colocado menos resistência no seu trato digestivo. Isso é importante para as pessoas com problemas digestivos ou distúrbios metabólicos.

TCM vão diretamente para o fígado, onde são imediatamente convertidos em energia em vez de serem depositados como gordura.

TCM do óleo de coco estimula o seu metabolismo, fazendo com que perca peso.

Por outro lado, nos óleos vegetais, independente ou não de serem orgânicos ou genéricos, são ricos em Ômega 6, o que compromete a frágil relação Ômega 3: Omega 6.

 

E veja como esses óleos que contém triglicérides de cadeia longa (TCL) fazem:

TCL é difícil de ser metabolizado, devendo ser ligado à lipoproteína ou carreado por proteínas, requerendo especial suporte enzimático para digestão.

TCL coloca mais sobrecarga no seu pâncreas, fígado e em todo o sistema digestivo.

TCL quando oxidado pode depositar-se nas artérias, contribuindo para a inflamação nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de placas.

TCL são estocados no seu corpo como gordura.

 

Há numerosos estudos mostrando os benefícios do TCM para perder peso, aumento da sensibilidade à insulina e melhora geral da saúde. Os pesquisadores concluíram que:

 

TCM devem ser considerados os agentes que ajudam na prevenção da obesidade e um potente estimulador de perda de peso.

Como eu disse, perder peso de forma saudável e rápida é possível!

 

Referências bibliográficas:

• Lipids 2009 Jul; 44 (71:593-601)
• Eur J Clin Nutr 2007 Mar; 61 (3) 412-19
• Eur J Clin Nutr 2009 Jul; 63 (7) : 879-86
• Obes Res 2005 Nov; 13 (11): 1864-76
• Journal of the American College of Cardiology May 10, 2011; 57 (10) : 1877-86
• Obesity research (2003) 11; 395- 402.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER