Alimentação

Novas Descobertas: Por que o Queijo faz tão Bem para o Coração e Longevidade

Apesar de muita controvérsia, o queijo de leite cru é uma excelente fonte de nutrição, especialmente se for de vacas criadas a pasto. O queijo é uma excelente fonte nutricional, apresentando excelentes concentrações de vitamina K2, fundamental para a saúde do coração, cérebro e ossos.

É rico também em outras vitaminas (incluindo vitaminas A, D, B2 e B12), minerais (incluindo cálcio, zinco e fósforo), aminoácidos e proteínas, além de gorduras saturadas e ômega-3 de alta qualidade.

Benefícios do queijo não pasteurizado para o coração e longevidade

  • Aumenta o HDL colesterol, protetor contra doenças metabólicas e doenças cardíacas.
  • Reduz o nível de triglicérides, também importante na proteção cardiovascular.
  • Promove o aumento do metabolismo, o que ajuda no emagrecimento.

Além de todos os benefícios já conhecidos, há novas descobertas que tem chamado atenção pelo seu alto impacto na saúde. Eu estou falando das poliaminas.

O que são as poliaminas?

São derivados de aminoácidos, críticos para o crescimento celular e a sobrevivência, encontrados tanto nos alimentos quanto na sua microbiota intestinal. Sua composição química apresenta componentes de alto potencial anti-inflamatório, antioxidante, protetor de DNA contra o dano oxidativo, sendo importante no processo de divisão, crescimento e diferenciação celular, e está relacionada com aumento de expectativa de vida, proteção cardiovascular e redução do risco de doenças.

Esses componentes são: espermidina, espermina (assim denominados pois foram originalmente descobertos em sêmen humano) e putrescina.

Conforme observado pela Royal Society of Chemistry:

“A espermina deriva da espermidina. E, a espermidina, com a ajuda da espermidinasintase, surge de uma outra poliamina originalmente denominada por seu papel na carne apodrecida, chamada putrescina. As poliaminas são a razão pela qual o esperma e, na primavera, algumas espécies de árvores, emitem um odor…”

Poliaminas e doença cardiovascular

Segundo estudos, quando você aumenta os níveis de poliaminas em um organismo (incluindo os seres humanos), a atividade celular aumenta e a mortalidade diminui, com isso, melhorando a função cardiovascular e diminuindo a pressão arterial.

Foram avaliados em um estudo recente 800 apreciadores de queijos e os que apresentavam níveis mais altos de espermidina tinham risco 40% menos insuficiência cardíaca e redução de pressão arterial.

Poliaminas e antienvelhecimento

As poliaminas desempenham um papel importante na luta contra o envelhecimento e morte prematura. Em estudo, ratos transgênicos criados para não produzir espermina e espermidina sofreram perda de cabelo, pele com mais rugas e menor expectativa de vida em comparação com ratos normais, mostrando o efeito positivo destas poliaminas.

Elas incentivam a autofagia celular, permitindo uma melhor eliminação de toxinas e componentes celulares danificados, fatores que implicam na longevidade.

Quando esses ratos têm uma dieta rica em espermidina há um aumento na expectativa de vida em 25%, algo que pode ser estendido aos humanos. Outro benefício das poliaminas é melhorar o seu relógio biológico, agindo como indutores do sono natural, consequentemente reduzindo o risco de doenças crônicas e promovendo longevidade.

Contraindicações potenciais

Por causa da rápida regeneração celular, alguns cientistas e oncologistas alertam que dietas ricas em poliaminas não são adequadas para pacientes com psoríase e certos cânceres sensíveis a elas, como o câncer de próstata, pois neste caso o uso de inibidores de enzimáticos de poliamina ou análogos de poliamina induz a parada celular ou morte celular (apoptótica).

As melhores fontes de poliaminas

As poliaminas são encontradas na maioria dos queijos envelhecidos, de leite cru, além de frutas, peixes e frutos do mar, vegetais crucíferos – como brócolis e couve-flor – alimentos fermentados como chucrute e missô, além de folhas verdes, cogumelos, ervilhas verdes, nozes e sementes, incluindo avelãs, amêndoas, pistaches e amendoim.
Resumindo: frutas e queijos contêm os mais altos níveis de putrescina, os vegetais têm os melhores níveis de espermidina e os produtos à base de carne têm mais espermina.

Se você é um apreciador de queijo, agora pode consumi-lo sem peso na consciência, pois não precisa ter aquele pânico em relação ao seu conteúdo gorduroso. São gorduras saudáveis que, além de não fazê-lo ganhar peso, vão estimular sua queima de gordura, contribuindo para uma ótima saúde cardíaca, aumento de expectativa de vida e redução do risco de doenças… Mas, lembre-se: consuma o queijo natural não pasteurizado, de leite cru, de vacas criadas a pasto, e se possível A2.

Referências bibliográficas:

  • Royal Society of Chemistry, Spermine and Spermidine
  • Medical Daily November 16, 2016
  • Boston CBS November 16, 2016
  • Microbial Cell 1(4): 110-114
  • Cancer Research January 2017, DOI: 10.1158/0008-5472.CAN-16-3462
  • Medical News Today April 24, 2017
  • Science Daily April 21, 2017
  • Easy Health Options, These 14 Foods Turn Back Time
  • Kale and Cocoa October 16, 2015
  • Healing Psoriasis, Polyamines
  • Food and Nutrition Research 2011; 55: 10.3402/fnr.v55i0.5572
  • Biochemical Societal Transactions 2003 Apr;31(2):375-80
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER