Estética, Sem categoria

Queda de cabelo: uma preocupação real em todos nós

Onde estão os seus cabelos de Rapunzel?

A cada escovada, vão embora mais fios preciosos…

Cada vez que você lava os cabelos, assiste a um chumaço de cabelo obstruindo o ralo…

Qualquer rajada de vento revela o segredo que você gasta metade da manhã tentando encobrir…

Você achava que isso nunca aconteceria com você…

Não importa o quanto de estresse você já sentiu por isso. Não é tarde demais para ter cabelos grossos e bonitos como você ama. Há esperanças…

Eu não estou falando de nenhuma fórmula de laboratório ou spray poderoso de que tenta resolver o problema. Quero que entenda o que pode ser a causa da queda de cabelos, o seu principal inimigo:

O hormônio DHT (Di-hidrotestosterona)

Veja, todos nós precisamos de um pouco de testosterona para sermos saudáveis… mas, conforme envelhecemos, o corpo começa a converter a testosterona em DHT.

Quando você tem muito DHT, se torna uma arma de destruição de cabelo.

O ponto mais atacado é exatamente onde o seu cabelo cresce e vive… na raiz. Isso causa enfraquecimento do seu cabelo que, gradualmente, perde o vigor.

Com o tempo, o DHT diminui o seu folículo piloso e torna impossível haver crescimento de cabelo forte e saudável. E isso é exatamente o que acontece com você, conforme envelhece.

É claro que nada disso é falha sua. Há algo que você pode fazer para restaurar o seu visual sedoso novamente, que é ter o DHT sob controle.

Há produtos naturais que podem lhe proteger contra esse inimigo, como:

  • Pygeum Africano: é um bloqueador de andrógeno, um fitoterápico extraído da casca de uma árvore que tem sido usado pelos homens há séculos para controlar o DHT. É tempo das mulheres começarem a usá-lo também! Há 2 outros extratos bloqueadores de DHT: Serenoa Repens e Beta Sistosterol. Eles inibem o seu corpo de produzir DHT em excesso. Num pequeno estudo em homens, 60% dos participantes que tomaram esses dois nutrientes juntos e observaram uma melhora significativa na qualidade e quantidade de cabelo.
  • Ácido Gama Linoleico (GLA): usado com frequência em produtos de beleza por ser bom para apele. Muitas mulheres usam como hidratante. Um bom exemplo de GLA é o óleo de borragem. Além de hidratação, ele é bom para o couro cabeludo e ajuda a manter o DHT sob controle, promovendo cabelos saudáveis.
  • Semente de uva (Grapeseed): potente antioxidante que ajuda a manter seu folículo saudável através dos seus componentes ativos. Em estudos com animais, os componentes ativos na semente de uva se mostraram 3 vezes mais ativos que os controles em estímulo de crescimento de cabelo.
  • Chá verde: também um potente antioxidante com importante ação no folículo piloso. Tem alta capacidade de ajudar cada fio de cabelo a ficar mais forte, pois contém um nutriente que se liga à queratina, que é a base do cabelo.

Porém, se estas opções naturais não estão sendo suficientes, lembre-se que há outros pontos que precisam ser investigados, como presença de metais tóxicos, alteração hormonal, hipotireoidismo ou reposição hormonal sintética, desnutrição subclínica, alguma doença de base, uso de medicações e certas alergias alimentares.

Tudo isso pode causar queda de cabelo. Então, procure seu médico para investigar o possível problema!

Referências bibliográficas:

  • Journal of Clinical Psychiatry, July, 1993;54(7):277-278.
  • Archives of Dermatology, Venereol Stockh, 1995;75:248-249
  • Q J Med, 2000;93:689-694.
  • ClinExpDermatol, 2002;27:396-404
  • J InvestDermatol, November 2003;121(5):985-988.
  • Fertility and Sterility January 2003;79:91-95
  • Nature March 20, 2003;422(6929):317-22
  •  J Am GeriatrSoc, December 2004;52(12):2077-2081
  • Archives of Internal Medicine, Vol. 166 No. 18, October 9, 2006
  • Journal of Clinical Nutrition, Vol. 89, No. 2, 693S-696S, February 2009
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva.
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER