Alimentação

Quanto óleo de coco você precisa?

Os pesquisadores ainda precisam determinar precisamente quanto óleo de coco é necessário diariamente para ganhar o benefício ideal para a saúde.  Entretanto, com base da quantidade de ácidos graxos de cadeia mediana (TCM) encontrada no leite materno humano, que sabidamente tem um papel eficaz na proteção e nutrição de infantes, nós podemos estimar a quantia que pode ser aceitável para adultos.

Baseado nessa premissa, um adulto de tamanho médio precisaria de 4 colheres de sopa de óleo de coco por dia para igualar a proporção de TCM que um bebê recebe quando amamentado.  A mesma quantidade de TCM pode ser obtida de 290 ml de leite de coco ou 200 g de coco cru (aproximadamente metade de um coco).

Os estudos demonstraram que os efeitos antimicrobianos dos TCMs aumentam com a quantidade usada, então quanto maior o número destes ácidos graxos que combatem a infecção nos nossos corpos, maior será a nossa proteção.

Óleo de coco: comparação de Dose Diária

A quantidade de ácidos graxos de cadeia media (TCM) que acredita-se ser necessária para a saúde ideal pode ser obtida de uma variedade de produtos com coco.  Os seguintes itens contêm a mesma quantidade de TCM.

  • 4 colheres de sopa de óleo de coco puro
  • 200 gramas de coco fresco (aproximadamente meio coco)
  • 4 xícaras de coco desidratado e moído
  • 290 mililitros de leite de coco

Ingerir mais deve fornecer maiores benefícios à saúde, não só em prevenir doenças, mas também melhorar a digestão e a absorção de nutrientes, protegendo o corpo de doenças cardíacas e outras.

O óleo de coco é essencialmente não tóxico para os seres humanos.  É considerado mais seguro do que a soja, que muitas pessoas consomem em quilogramas.  A FDA incluiu o óleo de coco na sua lista de alimentos que são “geralmente consideradas como seguros” (GCCSs).  Esta lista é exclusiva.  Somente os alimentos que passaram por exames rigorosos e que tenham um histórico de uso seguro se qualificam para inclusão na lista dos GCCSs.

Nós sabemos que certas populações de ilhas consomem grandes quantidades de óleo de coco, até 10 colheres de sopa por dia, e estão com uma saúde excelente.

Vários estudos clínicos mostraram que um nível de TCM de até pelo menos 1 grama por cada quilograma de peso corporal é seguro.  Para uma pessoa que pese 70 kg isso equivaleria a 5 colheres de sopa.  Para uma pessoa de 90 kg, 6,5 colheres de sopa.

Sugiro o consumo de 2 a 4 colheres de sopa diariamente para um adulto.  Esta dose pode ser conseguida através do cozimento, tomando suplementos ou aplicando-o à pele.

Mas, lembre-se de começar aos poucos e ir aumentando a dosagem paulatinamente, pois como ele elimina fungos, bactérias e parasitas a nível intestinal, pode desencadear reação individual, desde constipação até diarreia.

Referências bibliográficas:

  • Livro: Óleo de coco: a gordura que pode salvar sua vida. Editora Gaia.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER