Bem-Estar

Quando Você Treina e Emagrece, para Onde vai a Gordura Eliminada?

Se você perguntar isso a um profissional de saúde, ele vai lhe dizer que a gordura que queima durante o exercício é usada como combustível para gerar energia e calor.

Outros podem lhe dizer que ela é excretada na urina ou fezes, enquanto outros acham que as gorduras são transformadas em músculo.

Até certo ponto, todas estas ideias estão em parte corretas.

Mas na verdade, há uma “ignorância e confusão” quanto aos processos metabólicos de perda de peso.

Afinal, quando você perde peso, para onde vão as gorduras?

Quando as pessoas perdem peso, elas estão metabolizando carboidratos e proteínas em triglicérides, os quais, para se decomporem, dependem de um processo chamado oxidação.

Os pesquisadores analisaram esses processos de decomposição dos triglicérides e descobriram que em cada 10 kg de gordura, 8,4 kg eram convertidos e excretados como dióxido de carbono (CO2) através dos pulmões, e 1,6 kg tornaram-se água (H20).

Isto não é novo para a ciência, segundo os pesquisadores. A equação realmente envolve a liberação de energia; só que o processo não é tão direto como se pode imaginar.

Porém, se você se alimenta de forma errada, pode facilmente atrapalhar qualquer perda de peso. Portanto, suas opções alimentares fazem toda a diferença.

Quando você consome alimentos como os refinados, industrializados, grãos, açúcar e frutose, você se torna resistente à insulina ou à leptina, e com isso o seu corpo cria e armazena a gordura.

Gordura Branca X Marrom

Nem todas as células gordurosas respondem metabolicamente do mesmo jeito. Nós temos 02 tipos de gordura:

– Gordura marrom

É um tipo de gordura que gera calor que queima a energia ao invés de estocá-la.

Os recém-nascidos têm um estoque de gordura marrom para manter-se aquecidos, mas com o passar dos anos estes estoques são perdidos até atingir a maioridade.

Exercitar-se no frio estimula a produção de gordura marrom, situação essa causada pela necessidade de gerar mais calorias para manter-se aquecido.

Com a atividade física, os músculos liberaram uma enzima chamada irisina, que impulsiona a conversão de células de gordura branca em marrons.

Segundo pesquisa realizada no Joslin Diabetes Center, estes benefícios foram observados após 3 meses de treinamento em bicicleta.

Portanto, o exercício aumenta a oxidação das gorduras, que é eliminada pelos pulmões na forma de dióxido de carbono, e em fluidos corporais, na forma de água.

Assim, a atividade física que é benéfica para os músculos, também é para as gorduras, pois gorduras treinadas se transformam mais em marrom, mais ativas metabolicamente.

– Gordura branca

Esse tipo de gordura é facilmente armazenada e difícil de queimar.

É ela que causa a obesidade.

Como perder peso transformando gordura branca em marrom

Nem todas as calorias são iguais, portanto comer menos e exercitar-se mais pode não ser a solução.

Você deve fazer uma alimentação rica em gorduras boas, proteína em moderação, muita fibra e carboidrato virtualmente zero. Além disso:

  • Treinamento supra aeróbico, para aumentar o seu HgH (hormônio do crescimento), promovendo maior queima de gorduras e aumento de massa muscular. Clique aqui para saber um pouco mais sobre esse treino.
  • Jejum prolongado: pode potencializar essa resposta se adotado em conjunto. Clique aqui para saber mais sobre o jejum prolongado.(linkar livros e artigos)
  • Evite ficar sentado por muitas horas durante o dia.

Transforma sua gordura branca em marrom e faça ela trabalhar por você!

Referências bibliográficas:

  • Journal of Clinical Investigation 2012 Feb 1;122(2):486-9
  • Time Magazine January 26, 2012
  • Obesity October 2007 15:2920-2924
  • New England Journal of Medicine 2009 Apr 9;360(15):1518-25
  • Livro 20 Minutos e Emagreça. Editora Gaia
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER