Alimentação

Proteína: o que se recomenda animal ou vegetal

Sabendo usar não vai faltar

A atividade física é quase uma rotina na vida da maioria das pessoas que se preocupam com a saúde. Mas nem sempre elas sabem que precisam de suplementação protéica para obter melhores resultados. Aos atletas, especialmente os que pegam pesado, aconselha-se consumir cerca de 100 % a mais de proteínas que aos sedentários. E quem desempenha atividades físicas moderadas deve aumentar o consumo em 50 a 75 %. A explicação é simples: na falta de outras reservas de energia, como os carboidratos, o organismo queima a proteína como combustível energético. Se não houver uma reserva a mais, a proteína que deveria ser usada para sintetizar tecidos e estruturas orgânicas é simplesmente queimada, comprometendo a saúde.

O que se recomenda

Para quem faz atividade física de resistência regularmente, de 1,2 a 1,4 g/kg ao dia. Para os que se empenham em exercícios de força, de 1,6 a 1,8 g/kg ao dia.

Uma pessoa de 70 kg que faça exercício aeróbico, por exemplo, precisa de cerca de 90 g/dia de proteína, distribuídos pelas três refeições principais. Em treino de força, como musculação, cerca de 120 g/dia, ou 40 g por refeição.

Animal ou vegetal

Laticínios, ovos, carnes e peixes são considerados alimentos completos em proteínas. Grãos, vegetais e frutas, não. Mas nada impede que vegetarianos obtenham suficiente quantidade de aminoácidos essenciais combinando esses alimentos – o que exige um bom conhecimento sobre nutrição. No entanto, sabe-se que a proteína animal oferece maior ganho de massa muscular, um indício de que o tipo de proteína tem papel importante nos resultados perseguidos por indivíduos em treinamento de força, como a musculação.

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER