Dieta

Por que as mulheres têm mais dificuldade para perder peso do que os homens?

Essa é uma dúvida que faz parte do cotidiano de milhares de pessoas, principalmente mulheres, que lutam contra a balança e enfrentam grandes dificuldades para perder peso. Essa pergunta pode ser respondida avaliando diversos fatores biológicos que acabam sendo mais favoráveis aos homens do que às mulheres. Entre esses fatores estão:

1) A composição corporal: O homem tem mais músculo do que a mulher, e, além disso, ela tem 10% a mais de peso corporal na forma de gordura.

Então é preciso entender que o tecido muscular queima de três a cinco vezes mais do que o tecido gorduroso na geração de energia, portanto, se você ganha músculo a sua taxa metabólica aumenta o que permite que você queime mais calorias mesmo dormindo ou estando inativo fisicamente. Pelo fato dos homens terem mais massa muscular a sua taxa metabólica pode ser mais de 10% acima da taxa da mulher (com mesma idade e peso) propiciando assim maior vantagem no emagrecimento.

2) Tipos de gordura: Quando falamos em tipos de gordura encontramos uma grande variação nas composições no organismo do homem e no da mulher. O homem tende a ter mais gordura visceral, enquanto a mulher tende a ter mais gordura subcutânea.

A gordura subcutânea se encontra justamente abaixo da pele e causa ondulações e celulite. Já a gordura visceral envolve órgãos como o fígado, coração e músculos, além de se alojar no abdome. Essa gordura está correlacionada à doença cardíaca, derrame, diabetes entre outras doenças crônicas. Por outro lado, do ponto de vista de emagrecimento, a gordura visceral é metabolizada mais facilmente em relação à gordura subcutânea. Mais uma vantagem para os homens!

Apesar dessas diferenças, existem diversos segredos que podem ajudar tanto os homens como as mulheres para perder peso. Entre esses segredos estão três importantes estratégias:

1) Eliminar ou reduzir a quantidade de frutose na sua alimentação: seu consumo de frutose não deve passar de 25 gr/dia, e isso inclui as frutas, especialmente se você tem resistência à insulina ou está acima do peso, apresenta casos de hipertensão arterial, diabetes ou alteração de valores de colesterol.

A restrição de carboidratos como açúcar, frutose e grãos na alimentação é fundamental para o emagrecimento. Carboidratos refinados tais como cereais matinais, pães e a maioria dos alimentos processados são transformados rapidamente em açúcar, elevam os níveis de insulina, pioram a resistência à mesma e causam diversas condições desfavoráveis à saúde, inclusive o ganho de peso.

Substitua esses vilões por vegetais e gorduras saturadas naturais, como o óleo de coco, que as pesquisas mostram afinar a sua cintura.

2) Procure fazer atividade física que acelere a sua queima de gordura como o treino de alta intensidade com tiros de curta duração, que proporciona a melhora da utilização da energia do músculo, gerando mais massa muscular e maior queima de gordura.

Com isso você pode perder mais gordura em menos tempo gasto com exercício, além de manter a atividade e a queima entre as sessões.

3) Seguir um programa alimentar atendendo o seu tipo metabólico, pois é como se consegue a maior eficiência na queima de gordura.

 

Referência bibliográfica:

– J. AM Diet Assoc.  1996 Jan; 96(1):30-4

-Obes. Rev.  2010  Jan; 11(1):11-8

– Lipids.  July 2009; 44(7):593-601

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER