Alimentação

Por que a massa e não a gordura é o que faz engordar?

Mesmo atualmente quando a loucura por alimentação sem gordura começa a diminuir, ainda há pessoas confusas com o que seriam as gorduras boas para a saúde.

É importante que você saiba consumir gordura não vai fazer você engordar como ocorre quando se consome carboidrato. Isso é o principal que você precisa entender. Ok?

Atualmente, as pessoas consomem muito mais carboidratos do que gordura saudável, e isso está acontecendo em mais da metade da população.

A solução para isso é limitar o consumo de grãos e açúcares, enquanto simultaneamente aumenta-se o consumo de gordura.

 

Mas por quê?

O excesso de consumo de carboidratos é o fator número um para se criar a resistência à insulina e Diabetes tipo 2.

Se você está querendo perder peso e melhorar a sua saúde, alimentos como pão, arroz e pasta devem ser reduzidos ao mínimo na sua alimentação.

O problema é que o alto consumo de carboidratos pode impedir que parte da gordura seja usada como energia e levando ao aumento de produção de gordura de depósito. Isso vai elevar os níveis de insulina tendo como consequência, em pouco tempo, a geração da resistência à insulina, seguido de Diabetes tipo 2.

 

A resistência à insulina está ligada de forma muito importante a praticamente todas as doenças do mundo moderno. O nosso corpo tem uma capacidade limitada de estocar carboidratos e o excesso causa elevação da glicemia, o que envia uma mensagem hormonal, via insulina, para o seu corpo dizendo: “deposite mais gordura”, mas fazendo isso, na verdade estará sabotando a sua saúde. Com esse aumento induzido de insulina, haverá também:

– impossibilidade do uso de gordura de depósito como fonte de energia;

– inibição de dois hormônios importantes: glucagon e hormônio do crescimento. O glucagon promove a queima de gordura e açúcar enquanto o hormônio de crescimento é usado para a geração de músculo;

– aumenta a fome, pois a glicemia aumenta após uma alimentação com carboidrato; eleva a insulina e como consequência vai gerar uma hipoglicemia reacional, tendo como resultado aumento do apetite e daí a necessidade compulsiva de se alimentar mesmo sentindo-se saciado.

 

O problema torna-se crônico com a compulsão por doces mais carboidratos, e com isso você nunca consegue fazer uso da sua gordura de depósito, só aumentá-la.

Além disso, você deve ficar atento à quantidade de frutose que você consome como parte da sua ingestão de carboidratos, pois é, de longe, o pior tipo de açúcar para a sua saúde e seu corpo.

 

É hora de perder o medo das gorduras!

Conforme você corta os carboidratos, você precisa repor essas calorias com gordura saudável. Ambos são fontes de energia, mas gordura saudável é de longe mais ideal do que carboidrato.

Gordura dá mais saciedade do que carboidrato, então se você reduz o consumo de carboidratos, substitua-os pela quantidade adequada de gordura e você não vai ter perda de energia.

É normal no primeiro momento as pessoas pensarem que não podem viver sem carboidratos, mas conforme fazem essa transição corretamente confessam estarem surpresas com a nova situação.

Portanto, vá em frente e substitua os carboidratos pelas gorduras certas como:

– óleo de oliva;

– óleo de coco;

– manteiga de leite de vaca criada a pasto;

– amêndoas, nozes, etc.;

– ovos de galinhas criadas soltas; e

– Ômega 3.

 

É importante entender que você precisa de gordura saturada proveniente de animais e fontes vegetais como carne, laticínios, certos óleos e plantas tropicais como o coco, para um ótimo funcionamento orgânico. Se você negligencia isso em favor dos carboidratos, açúcares, grãos, certamente estará colocando a sua saúde e seu peso em risco.

 

Referências bibliográficas:

– Fast Company.  Jan 30, 2012-10-11

– Massive Health

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER