Saúde

As Verdades Médicas sobre o Pokemon Go

Com certeza, você já se deparou com o assunto “Pokemon Go”. Em poucos dias, esse App se tornou o maior aplicativo móvel de jogos, ofuscando o Candy Crush! Independente se você é fã do jogo não, ninguém pode ignorar essa “febre” global.

Como você deve saber, o Pokemon Go é diferente dos outros jogos, pois é relacionado à “vida virtual”. Como assim? Bom, usando um aparelho celular com função GPS, os jogadores são estimulados a caminhar para caçar os monstrinhos ocultos, com mapas do mundo real.

Certamente, ele tem aspectos positivos e negativos para a saúde da humanidade. Veja só…

 Benefícios do Pokemon Go para a saúde

Geralmente, em jogos de computador, o jogador fica sentado. No caso do PokemonGo ele é estimulado a se movimentar bastante, e nós sabemos o quanto isso é saudável. Os estudos são bem claros, mostrando que o sedentarismo é ruim para a saúde, induzindo maior risco de diabetes, obesidade e doença cardiovascular. Só por este motivo, o Pokemon Go já tem um impacto altamente positivo, trazendo benefícios para a saúde pública.

Outro dado interessante: segundo estudo do Mental Health and Physical Activity,de 2012, movimentação e as caminhadas têm importante efeito na prevenção de depressão nas pessoas. Portanto, mais um efeito positivo para o Pokemon Go, sua saúde mental!

Além disso, o jogo promove maior socialização, maior interação entre as pessoas que, em outras condições, nem se falariam. Isso evita o isolamento social que, como se sabe, é um motivo de aumento da mortalidade por todas as causas em adultos.

Benefícios dos videogames em geral

De uma forma geral, tem-se comprovado benefícios nos videogames.

Uma nova pesquisa mostra que jogar videogame, especialmente 3D, aumenta a memória em 12%. Essas melhoras aparecem depois de somente 30 minutos de jogo por dia. No Journal of Neurocience avaliou-se pessoas que jogaram videogames 2D e 3D, e um grupo controle sem jogar.

Resultado: os jogos 3D foram os únicos que apresentaram melhoras de memória, em torno de 12%. Isso é muito significativo, porque por volta dos 45 anos, começa o declínio da memória. Não se conseguiu determinar ainda o porque desse progresso, mas os neurocientistas acreditam que seja por:

  1. A imersão nos aspectos dos jogos, aonde a pessoa sente que está atrás de um objetivo.
  2. Pelo fato dos jogos serem cheios de informações que podem exercitar e treinar a sua mente.

Isso é muito promissor especialmente para os indivíduos que já estão entrando na fase de maior perda de memória, com propensão de demência e futuramente risco maior de Doença de Alzheimer. Então, este é um modo divertido de passar o seu tempo jogando com os seus filhos, netos ou com quem você ama, além de ajudar a manter a sua memória mais afiada. Aposto que você não imaginava que jogar poderia fazer tão bem, ajudando até contra o Alzheimer!

O Pokemon Go pode fazer mal para você?

Enquanto jogam, pode acontecer que as pessoas não prestem atenção no que estão fazendo e no que está em volta, aumentando o risco de acidentes e lesões. Há também uma grande preocupação em se jogar dirigindo um veículo, o que equivale ao indivíduo dirigir alcoolizado, devido à alteração de atenção e controle ao volante. Ou seja, o problema não está no jogo no em si, mas em você prestar atenção ao seu redor e ficar atento.

Nutrientes vitais para ficar mais vigilante

Se você quer ficar mais vigilante, seja para jogar Pokemon Go ou para ter a atenção necessária para as tarefas do seu dia a dia, cuide do seu cérebro! Tudo o que acontece nele, cada lembrança, cada pensamento, cada emoção… É resultado da liberação de neurotransmissores.Diversos nutrientes fornecem ao cérebro a matéria prima para produzir neurotransmissores, mensageiros químicos para o nosso cérebro.

Eles são liberados pelos neurônios, apresentando um papel importante na atenção e memória, sem falar da influência motivacional do nosso comportamento. Entre esses neurotransmissores temos as catecolaminas (dopamina, serotonina e noradrenalina) e a acetilcolina, que sofrem declínio importante com o passar dos anos, e é vital que sejam aumentados.

Aumentando a produção de noradrenalina e dopamina

A noradrenalina e a dopamina são importantes para manter os processos cognitivos, como a atenção, percepção e memória. Neste caso, é necessário um aminoácido precursor: fenilalanina, além de certas vitaminas e minerais cofatores (vitaminas B6, C, ácido fólico e cobre) para a produção de adrenalina e dopamina.

Aumentando a produção de serotonina

O aminoácido essencial triptofano é convertido no seu corpo no neurotransmissor serotonina. Sem a quantidade adequada de serotonina, fica difícil se manter calmo em situações de estresse, sendo que o risco de ansiedade e depressão aumentam dramaticamente.

Você pode usar um aminoácido alternativo, que é o 5HTP, um precursor do triptofano, que é convertido em serotonina, necessitando para isso nutrientes cofatores como vitamina B6 e cobre.

Aumentando a produção de acetilcolina

Aacetilcolina é importante na função cognitiva e memória. Sua presença no cérebro e no corpo requer vitamina B5 como cofator. Um modo de garantir níveis adequados destes compostos essenciais é através da suplementação de nutrientes precursores.

Bom, agora você já sabe quais os benefícios desse fenômeno que é o Pokemon Go. Lembre-se: além de capturar seus pokemons por aí, capture uma “poke-saúde”. Mantenha-se atento enquanto joga e em todas as suas atividades, cuidando para que seu cérebro esteja em dia.

Sabe aquela pessoa que vive falando que os jogos fazem mal para você? Mande este artigo pra ela e conte os benefícios de jogar. Aposto que ela vai se convencer e parar com as críticas. Compartilhe também com seus amigos jogadores, e bom jogo!

 

 

Referências bibliográficas:

  • Dev Psychol 2012 May; 48(3):810-4
  • Dev Psychol 2012 May; 48(3):875-89
  • J Neurochem 2003 Nov; 87(3):574-85
  • Pharmacol Biochem Behav2007 Feb; 86(2):189-9
  • Life Sci2002 Jul 5;71(7):751-7
  • Neurobiol Aging 2009 Sep; 30(9):1490-7
  • Am J Clin Nutr  2011 Dec;94(6):1584-91
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER