Especiais

Pode apostar: óleo de coco melhora a sua função cerebral!

Cada parte do nosso organismo depende de um tipo de combustível para garantir o seu pleno funcionamento. Algumas são capazes de produzir o seu próprio combustível, como é o caso do nosso cérebro. Mas é importante prestarmos muita atenção nos detalhes desta produção para que possamos garantir mais saúde e qualidade de vida.

Um dos principais combustíveis que o nosso cérebro precisa é a glicose que é convertida em energia. O cérebro é capaz de produzir sua própria insulina para converter a glicose na circulação em alimento necessário para a sobrevivência.

Portanto, se a produção de insulina diminui, o nosso cérebro começa, literalmente, a ficar privado da glicose que deveria ser convertida em energia necessária para a função cerebral normal. Com isso, o cérebro pode começar a se atrofiar e a se tornar resistente à insulina perdendo a sua habilidade em converter glicose em energia. Isso é o que ocorre com os pacientes diagnosticados com Alzheimer. Parte do cérebro desses pacientes começa a atrofiar, tendo como consequência o distúrbio de funcionamento e eventual perda de memória, fala, movimento e personalidade

Felizmente, o cérebro é capaz de funcionar com mais de um tipo de suprimento de energia. Além da glicose existe também outra substância que pode alimentar o cérebro e prevenir a atrofia cerebral e até mesmo restaurar e renovar neurônios e a função nervosa depois de uma lesão. E é exatamente aqui que o óleo de coco entra em cena.

A substância da qual estamos falando é conhecida como cetonas, corpos cetonicos ou ainda keto ácidos cetonas. O que o nosso corpo produz quando converte gordura (ao contrário de glicose) em energia, e uma fonte primária de cetonas, são os triglicérides de cadeia média (TCM) encontrados no óleo de coco.

O óleo de coco contém aproximadamente 66% de TCM. O efeito terapêutico dos TCM tem sido estudado na dosagem de 20 gramas por dia. De acordo com os estudos da doutora Mary Newport cerca de duas colheres de sopa de óleo de coco duas vezes ao dia (próximo de 35 ml) vai fornecer o equivalente a essas 20 gramas de TCM, indicadas tanto em caráter preventivo contra doenças degenerativas neurológicas, quanto em um tratamento para algo já estabelecido.

É importante que você saiba que cada pessoa reage ao óleo de coco de uma maneira diferente. Por isso, ao optar por este tratamento comece lentamente e aumente, aos poucos, a dosagem até alcançar os níveis terapêuticos.

Sendo assim, recomendo que você comece fazendo o uso de uma colher de sopa pela manhã e vá aumentando gradativamente. Após alguns dias você já estará atingindo o nível de quatro colheres de sopa por dia e proporcionando ainda mais vigor para a sua saúde.

 

Referência bibliográfica

– Coconut Ketones.  Jul 22, 2008

–  “Ketone bodies, potential therapeutic uses,” RL Veech, B Chance, Y Kashiwaya, HA Lardy, GC Cahill, Jr., IUBMB Life, 2001, Vol. 51 No.4, 241-247

– “Ketoacids? Good Medicine?” George F. Cahill, Jr., Richard L. Veech, Transactions of the American Clinical and Climatological Association,Vol. 114, 2003.

– “The therapaeutic implications of ketone bodies: the effects of ketone bodies in pathological conditions: ketosis, ketogenic diet, redox states, insulin resistance, and mitochondrial metabolism,” Richard L. Veech, Prostaglandins, Leukotrienes and Essential Fatty Acids, 70 (2004) 309-319

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER