Especiais

Piscina demais: refrescante e divertido, mas um perigo!

Por ser tratada com cloro e outros produtos, a água de piscina pode trazer vários problemas de saúde.

Você já deve estar pensando: “Lá vem o doutor estragar meu prazer!” – que fazer? No mundo atual, nada mais parece ser tão bom como deveria. A degradação de produtos de desinfecção da água gera substâncias altamente tóxicas. Tanto na que se bebe quanto na de piscina, especialmente se for localizada em ambiente fechado. Só que o nível mutagênico da água de piscina é bem mais tóxico para as células.

O problema é que os produtos de desinfecção reagem com materiais orgânicos, como pele, cabelo, suor e urina, e liberam 10 mil vezes mais tóxicos que o cloro em si. Apenas 40 minutos de contato com a água pode causar lesão de DNA que resulte em câncer. Já se comprovou relação entre câncer de bexiga e esses produtos. Eles ainda baixam a imunidade, alteram o sistema nervoso central e o renal, lesam o sistema cardiovascular, causam problemas respiratórios.

Dessas reações químicas na água surgem elementos carcinogênicos do grupo B, os que provocam câncer em animais de laboratório. Mesmo em baixos níveis, podem causar aborto espontâneo e má formação fetal. O risco de câncer pela exposição da pele à água dessa qualidade chega a atingir 94%. Sinusite, dor de garganta, asma e alergia são comuns. Assim, menos piscina e… mais saúde!

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER