Prevenção

Pense 2 Vezes Antes de Tomar Bebidas Quentes no Avião

Sempre se recomenda beber bastante água enquanto se voa, pois o ar no avião tem pouca umidade. Por outro lado, a absorção e evaporação da água ocorrem rapidamente, tanto na sua pele como nos pulmões, desidratando-o.

Ter a sua garrafa plástica de água lhe acompanhando é importante, e entendo como a solução – apesar dos senões e preocupações com a saúde, como conter bisfenol-a (BPA), um produto químico perturbador endócrino ligado à função imune alterada, obesidade, redução da produção de esperma e hiperatividade.

Porém, para garantir a sua necessidade constante de se reidratar em voo, é uma escolha muito mais segura do que beber água de torneira do avião.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) está tentando regular o abastecimento de água da torneira nas companhias aéreas para reduzir o risco de contaminação de bactérias coliformes; este poluente pode indicar contaminação fecal do abastecimento de água

Infelizmente, a maioria da água da torneira está longe de ser pura, contendo uma vasta gama de subprodutos de desinfecção, flúor, radiação, metais pesados, dejetos agrícolas, drogas farmacêuticas e ácido perfluorooctanoico (PFOA), um produto químico utilizado na produção de Teflon, retardadores de chama e muito mais.

Como a água do avião é contaminada

Há um grande risco de contaminação da água da torneira em seu avião. Até chegar ao reservatório da aeronave, ela é entregue primeiro ao aeroporto através de um caminhão-tanque, onde é armazenada em uma instalação. Em seguida, outro caminhão é então enchido do tanque de armazenamento e entrega a água ao avião.

Os suprimentos de água são testados, e diversas análises dessa água provou-se positiva até para a contaminação bacteriana coliforme, indicando contaminação fecal humana, que provém das mesmas fontes que os organismos patogênicos como E. coli.

Por isso, até bebidas geladas podem ser um problema na aeronave, caso os atendentes usem água da torneira quando a água engarrafada se esgota.

As companhias aéreas desinfetam tanques de água a cada três meses, porém os riscos estão presentes nos tanques anteriores de armazenamento e até nas mangueiras utilizadas para isso, pois muitas vezes são encontradas em condições inadequadas.

Para se ter uma ideia, há mais de 15 anos atrás, a Associação de Atendedores de Voo pressionou a regulamentação da água da torneira nos voos aéreos.

A própria Agência de Proteção Ambiental (EPA) tem testado essas aeronaves desde 2004, sendo a água de cada avião testada anualmente e as empresas desinfetando os reservatórios dos aviões a cada três meses.

Se você for viajar por longos períodos, aconselho sempre a levar águas engarrafadas com você. Elas devem ser compradas após o controle de segurança, evitando assim uma possível necessidade de ter que consumir água de torneira do avião.

Com isso, você garante água limpa e pura, dentro do possível, e em quantidades suficientes, o que lhe proporciona certamente melhores condições de saúde.

Referências bibliográficas:

  • The Intercept December 16, 2015
  • New York State Department of Health, Coliform Bacteria in Drinking Water Supplies
  • Environmental Protection Agency, October 19, 2005
  • NBC5, October 7, 2013
  • Newsweek, March 4, 2015
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER