Alimentação

Para que são Boas as Peras?

Nome botânico: Pyruscommunis e Pyruspyrifolia

Da família da Rosácea, as peras são originárias da Ásia e Europa. Sua família inclui muitas outras frutas (algumas que parecem completamente diferentes de peras), como cerejas, framboesas e até amêndoas. As peras comestíveis vêm em duas variedades básicas: asiática mais firme e crocante e as europeias, mais suculentas.

Os gregos antigos valorizavam o aspecto atraente, o sabor delicado e o sumo abundante da pera, associando-a ao erotismo. Graças a seus poderes, chamavam-na de “fruta de Afrodite”, com a qual faziam uma bebida que, supunham, era capaz de deixar apaixonado o mais insensível dos mortais.

O que as peras contêm

Rica em minerais como: cobre, ferro, potássio, manganês, magnésio e boro.

Grandes quantidades de vitamina C, A, K e vitaminas B como folatos, riboflavina e piridoxina (vitamina B6).

São completamente livres de gordura, mas excepcionalmente ricas em fibras.

Apresentam alto teor de ácido hidroxicinâmico e hidroxibenzóico, que estão relacionados com a prevenção do câncer de estômago e câncer de pulmão.

Flavonóis como ácido cafeico catequina, epicatequina,quercetina e os carotenóides como a luteína e a zeaxantina, que sinergicamente reduzem os riscos de câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Abundante em antioxidantes neutralizadores de radicais livres, com alta Capacidade de Absorção Radical de Oxigênio (ORAC). As peras verdes contêm ORAC 2.201 e peras Anjou vermelhas ORAC 1.746.

Benefícios

Ajudam no combate de infecções, diabetes, câncer, colite, artrite, osteoporose, distúrbios da vesícula biliar e gota.

Consuma peras com moderação. Elas contêm frutose, o que pode ser prejudicial para a sua saúde em quantidades excessivas.

Referencias bibliográficas:

  • Am J Clin Nutr, 2007; 85(3): 895-909
  • Int J Cancer, 2008; 122(10): 2330-6
  • Stroke, 2011 Nov; 42(11): 3190-5
  • Am J Clin Nutr, 2012 Apr; 95(4):925-33.
  • Livro Alamanaque do Campo. Xico Graziano.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER