Saúde

Panela de Teflon: Você pode Estar Pondo a sua Saúde a Perder

Sabe aquela alimentação super saudável que você tem procurado fazer? Por acaso você já parou pra pensar no tipo de utensílio que tem usado para prepará-la?

Pode ser que você esteja colocando tudo a perder!

Que tipo de panela você tem usado? Se for de teflon, sinto informar que está correndo riscos!

Por incrível que pareça, sempre que se procura o máximo de conveniência, acaba se esquecendo da saúde humana, e um exemplo disso são os utensílios antiaderentes revestidos com teflon.

Quando aquecidos, eles têm se mostrado uma fonte primária de um derivado tóxico de fluoreto, conhecidos como produtos químicos perfluorados – no caso o ácido perfluorooctanoico (PFOAs) – usados para criar revestimentos antiderrapantes e resistentes ao calor em utensílios de cozinha.

Com o aquecimento, essas substâncias são facilmente absorvidas pelo seu corpo. Elas foram associadas a um número crescente de preocupações com a saúde, como doença da tireóide, infertilidade em mulheres e problemas de desenvolvimento e reprodução em animais de laboratório.

Como o PFOA danifica sua tireóide e saúde

Um estudo realizado com cerca de 4 mil adultos, entre 1999 e 2006, avaliou a exposição a utensílios que continham PFOA e a manifestação de problemas de tireoide. A pesquisa descobriu que quanto maior a concentração dessa substância, maior a manifestação de alterações tireoidianas, que podem levar a doenças cardíacas, infertilidade, fraqueza muscular, osteoporose e, em casos extremos, coma ou morte.

Além de potencialmente prejudicar sua tireoide, esses produtos químicos desagradáveis também foram associados a nascimentos de bebes de baixo peso segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).
Além destes riscos de desenvolvimento, o PFOA compromete a reprodução humana, tendo sido associado a um aumento de 60% a 154% na chance de infertilidade!

O PFOA está também associado a tumores, especialmente o câncer de próstata, em trabalhadores de indústrias que lidam com esse produto, além de outros tipos de câncer, como fígado, pâncreas, testículo e mama.

Segundo estudo de sete anos de pesquisa, mesmo em níveis de exposição muito baixos, os cientistas correlacionaram PFOA também com: Colite ulcerativa e colesterol elevado.

Então, que utensílios usar?

1) Use cerâmica ou vidro, que são fáceis de limpar, e não há absolutamente nenhum risco de exposição a substâncias químicas nocivas.

2) Evite:

  • Panelas antiaderentes de Teflon e tipos similares
  • Sacolas de pipoca de microondas
  • Embalagem para alimentos gordurosos

Referências bibliográficas:

  • EPA.gov Health Advisories for PFOA and PFOS
  • C8 Science Panel Research Studies
  • Environmental Health Perspectives January 7, 2010
  • Environmental Working Group August 20, 2015
  • Environmental Science and Technology Letters August 9, 2016
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER