Saúde

Os órfãos dos Vioxx

Atletas buscam remédios para combater dores e inflamações sem risco de comprometimento cardiovascular

Com a ampla divulgação sobre os resultados adversos de analgésicos e antiinflamatórios como Vioxx e Celebra, os atletas têm me perguntado como substituir esse tipo de medicamento. Nos Estados Unidos, a resposta já é dada em números: as vendas da aspirina, um dos mais antigos e confiáveis analgésicos e antiinflamatórios, aumentaram 15%. Mais de 100 bilhões de comprimidos são consumidos por ano, em todo o mundo, para tratar problemas em que dor e inflamação estejam associadas, tais como dores de dentes, dores nas articulações e por lesões musculares.

A aspirina faz jus à fama, mas não deve ser considerada inofensiva, uma vez que pode causar sangramento gastrointestinal e irritação gástrica, principalmente quando seu uso é freqüente. Pode ser adequada contra dores de cabeça ocasionais, de fraca ou moderada intensidade, mas não é recomendada para dores crônicas, pois o uso constante potencializa os riscos.

Estratégias naturais

A solução para as pessoas preocupadas em manter a saúde, atletas ou não, são recursos mais naturais, que têm se mostrado eficientes na redução de dores e inflamações.

-Reduzir ao máximo o consumo de açúcar, que potencializa processos inflamatórios.

-Fazer uso de fitoterápicos como Ginger (gengibre) e Boswellia, de reconhecido efeito sobre as inflamações.

-Valorizar o óleo de peixe na dieta alimentar, rico em Omega III, que atua como antiinflamatório, especialmente nas articulações. Os Omega III são absolutamente essenciais em qualquer estratégia natural antiinflamatória.

-Suplementar a alimentação com Bromelaina, enzima encontrada no abacaxi, à venda também em cápsulas.

-Óleo de Prímola e óleo de Borage são úteis, pois contêm ácidos graxos essenciais com bons resultados no tratamento de dores causadas por artrite.

-Creme de Cayenne, ou creme de Capsarcin, ajuda a combater dor.

Lembre-se: procure sempre a orientação de seu médico. A automedicação é sempre um risco para a saúde.

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER