Alimentação

Omelete com Bacon é Melhor que Iogurte Desnatado para sua Saúde

Com qual frequência você se depara com um menu para decidir o que comer? O que você escolhe? Pode ser que esteja pensando em pedir uma costela de dar água na boca e uma cerveja bem gelada, certo?

Mas, uma voz bem baixinha atrás da sua cabeça lhe diz: “vamos ser honestos”… Ou é a voz da sua esposa nos seus ombros que lhe diz para que peça a opção saudável.

Tem algo mais frustrante que isso? Ser incomodado pelo alimento que deseja consumir? E sem ver nenhum resultado?

Mas, veja…

Pode ser uma surpresa para você que a alimentação que considerava a opção saudável, na verdade, é a pior escolha? A ideia dominante do que é ruim de comer pode não estar correta. Muitas vezes, o alimento que você deseja é a melhor opção.

Iogurte com pouca gordura e frutas ou omelete de queijo com bacon?

A maioria das pessoas certamente fica com o iogurte com frutas para o café da manhã. Porém, é melhor pensar bem sobre como começar o seu dia.

Para produzir produtos com baixo teor de gordura como o iogurte, os produtores devem retirar a gordura e substituí-la por algo; normalmente açúcar. Geralmente, um iogurte sem gordura tem muito açúcar, mais até que uma barra de chocolate ao leite. Além disso, retirando a gordura, deixa disponível todo o carboidrato do leite (açúcares) que passam a ter rápida assimilação, fazendo com que a insulina suba muito – o que significa depositar gorduras.

E também por ser usado logo pela manhã, promove maior resposta da insulina, o que piora o quadro. Tem mais: às 10h da manhã você estará faminto ou com hipoglicemia, com sensação de fraqueza, sudorese fria, hipotensão, cefaleia, taquicardia…

Por outro lado, ovos são ricos em proteínas e gorduras boas, contendo aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para o crescimento e regeneração.

Bacon e queijo cheios de gordura, quando vem de animais criados a pasto e sem hormônios, são o que beneficia você!

Mas o que vivemos nestes últimos 60 anos é uma substituição de gordura animal por carboidratos e óleos vegetais hidrogenados, o que causou aumento de risco de doença cardiovascular, diabetes, obesidade, Doença de Alzheimer, etc…

Então, acompanhando o seu omelete que você o preparou, certamente com manteiga clarificada (Ghee), adicione no seu prato alguns vegetais orgânicos, ricos em nutrientes. Agora, coma o seu omelete, e o principal, sem culpa!

Referências bibliográficas:

  • Daily Digest News October 7, 2014
  • Gastroentorology 2013 Jun;144(7):1394-1401
  • The Cornucopia Institute November 19, 2014
  • J Ag Food Chem, 1994, 42 (6), 1291–1294
  • Ann Nutr Aliment.1980;34(5-6):807-26
  • Science Daily July 6, 2011
  • Livro Sinal verde para a Carne vermelha. Editora Gaia
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER