Alimentação

Ômega 7 reduz glicose e aumenta o bom colesterol

Você já deve estar cansado de ouvir de todo mundo que seu inimigo número 1 é o colesterol.  Isso foi martelado na sua cabeça pela mídia, pelos seus médicos, e provavelmente por toda sua família! Poxa, até o seu marido, esposa, namorado, namorada… aposto que falam do colesterol como grande vilão.

E pelo mesmo período de tempo, eu venho lhe dizendo que este barulho todo não passa de besteira criada por aqueles que lucram com isso.  O colesterol – até o LDL – não é o “malvado” que eles têm dito para você.

E é por isto que o que estou prestes a lhe dizer algo que talvez lhe chocará. Eu venho notando uma superestrela da saúde cardíaca emergente que muitos não ouviram falar. Não se preocupe,você não está por fora.  Não, eu não mudei de opinião sobre o colesterol.  E sim, eu explicarei.

Não é a conexão com o colesterol que me interessa sobre o primo do ômega 3, o ômega 7.  O que me chamou atenção é o estudo sobre ratos publicado no Jornal Lipids in Health and Disease, que anunciou o potencial deste ácido graxo ômega para promover a sensibilidade saudável à insulina.

Agora, veja bem. Você sabe o quão importante é a sensibilidade à insulina.  É ela que faz o seu nível de açúcar sanguíneo permanecer estável para que você evite aqueles picos e quedas temidos pós-refeição – e uma das principais razões para eu dizer aos “sabe tudo” da baixa gordura para mudarem para baixo carboidrato antes que seja tarde.

Então, quando eu li que o ácido palmitoléico, uma forma de ômega 7, significantemente reduziu o nível de glicose em ratos quando comparados a ratos que não tinham ingerido a gordura, eu estava convencido quanto ao seu potencial. Ainda não foi comprovado, mas se isso pode apoiar atividade saudável de insulina em pessoas também, ele é um vencedor.

Ômega 7 e HDL

Dê uma olhada em um segundo estudo, que não é relacionado, porém de muito interesse, conduzido pela clínica mundialmente famosa, a Cleveland Clinic.

Os pesquisadores deram ômega 7 aos ratos especialmente criados para testar os nutrientes para saúde cardíaca.  Após 12 semanas, digamos que as provas estavam bem ali, se exibindo nos dados obtidos. Os ratos que receberam ômega 7 tinham artérias muito mais saudáveis quando comparados aos ratos de controle.  E mais: os ratos tratados tinham um salutar aumento NATURAL em seu colesterol HDL.

Veja bem, você não é um rato, e a pesquisa em humanos é necessária para conhecer todos os benefícios do ômega 7. Mas esses resultados não podem ser ignorados. São mais provas do que eu tenho dito este tempo todo: o que nós precisamos é de soluções naturais para nos manter saudáveis.

Eis a verdade. Jogue fora os açúcares e os carboidratos processados.  Coma bastante carne de vacas alimentadas em pasto e laticínios frescos da fazenda. E mantenha o seu coração e o seu açúcar sanguíneo felizes com suplementos como o ômega 7, o cromo e as vitaminas B.  É simples assim.

O único porém sobre os suplementos de ômega 7 derivados de fontes de plantas é que eles podem conter um nível não salutar de um tipo específico de gordura saturada (as gorduras saturadas de fontes animais, é claro, são ótimas). Então atenha-se ao ômega 7 que provém do peixe e tenha uma super saúde!

[divider]

Referências bibliográficas:

  • J. Lipid Res. 1994, 35, 656–662.
  •  Am. J. Clin. Nutr. 2010, 92, 1350–1358
  • J. Lipid Res. 2011, 52, 808–812
  • Eur. J. Lipid Sci. Technol. 2011, 113, 809–811
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER