Saúde

Ômega 3 envolvido na formação de Câncer de Próstata? Isso é pura conversa de pescador!

Embora pouco conhecido, é um fato científico que os homens são biologicamente incapazes de contar verdades sobre os peixes. É impressionante como todo peixe que pescamos (ou fazemos de conta que pescamos) é capaz de dobrar de tamanho a cada seis meses.

Na verdade, não há nada que nós homens curtimos mais do que ficar em volta da mesa tomando algumas cervejas e conversando sobre aqueles mamutes subaquáticos que conseguiram fugir. E nós sabemos que a verdade não é bem a que contamos.

Mas há alguns contos sobre peixes que são ridículos demais para servir de desculpas, especialmente quando o assunto em questão é a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas. Recentemente o Journal of National Cancer Institute publicou o maior trecho de ficção sobre peixes desde que Herman Melville escreveu o “Moby Dick”.

Talvez você tenha lido ou assistido sobre o assunto em algum lugar, pois esse estudo esteve em todos os jornais nacionais, programas de televisão e sites. Mas, para aqueles que ainda não sabem do assunto, uma explicação rápida: um grupo de cientistas do Fred Hutchinson Cancer Center fez a alegação audaciosa que o óleo de peixe pode aumentar o risco de câncer de próstata por estonteantes 71%!

A tinta com a qual o estudo havia sido publicado ainda nem estava seca quando já se ouvia o som de privadas tragando milhões de cápsulas de óleo de peixe ao redor do mundo.

Só há um problema!  Essa pesquisa não é confiável; na verdade, não é nada confiável.  O estudo estava repleto de suposições errôneas que provavelmente nunca deveriam ter sido publicadas e você, certamente, não deveria estar baseando nenhuma decisão sobre a sua saúde nele.

Como você vê, os pesquisadores basearam as suas conclusões em dados do Estudo sobre a Prevenção Contra o Câncer de Vitamina E e Selênio (SELECT), um estudo altamente controverso que pesquisava os níveis de EPA, DHA e DPA, três ácidos graxos encontrados em peixes e suplementos de óleo de peixe. Os pesquisadores usaram os dados para fazer conclusões muito abrangentes sobre as ligações entre o óleo de peixe e o câncer de próstata.

Fato é que esse estudo tem mais problemas do que um livro didático sobre o cálculo integral. Em primeiro lugar, o SELECT não coletou quaisquer dados sobre o consumo de peixe ou ingestão de suplementos de óleo de peixe, então seria literalmente impossível ligar qualquer destes fatores ao câncer de próstata usando os seus dados. O SELECT também não procurou saber se QUALQUER participante JAMAIS tomou um suplemento de óleo de peixe em sua vida e muito menos comeu qualquer tipo de peixe.

Agora me diga qual é a ligação entre o câncer de próstata e altos níveis sanguíneos de EPA, DHA e DPA?  Bem, os níveis sanguíneos destes ácidos só são usados para fornecer um esboço daquilo que você pode ter consumido recentemente, como nas últimas 24 horas, por exemplo, e não são considerados como bons indicadores de consumo em longo prazo de peixe ou de óleo de peixe.

Deixe-me colocar isto de outra forma: um paciente com câncer de próstata pode ter comido salmão na noite anterior a seu exame de sangue e agora os pesquisadores estão tentando conectar aquele jantar com a doença.

Provavelmente, um grupo de homens foi diagnosticado com câncer de próstata e começou a tomar o óleo de peixe para melhorar a sua saúde e seu prognostico geral. E isto faz sentido, pois, como temos compartilhado com você já faz algum tempo, pesquisas anteriores confiáveis têm demonstrado que o óleo de peixe pode afastar certos tipos de câncer e melhorar tudo, desde o seu coração até a sua saúde cerebral. Na verdade, um estudo feito há 30 anos na Suécia descobriu que cortar o peixe da sua dieta pode aumentar o seu risco de câncer de próstata em até 300%!

A mídia pode ter feito alarde sobre o estudo severamente defeituoso “ligando” o óleo de peixe ao câncer de próstata, mas você não tem que fazer o mesmo.  Na verdade, se você cortar o peixe ou o óleo de peixe da sua dieta baseado-se nesta pesquisa, você pode estar cometendo um grande erro, talvez um dos maiores da sua vida.  Só se certifique de que você está seguindo os meus conselhos e tomando uma vitamina E (associação de tocoferóis) ou Astaxantina junto com o seu óleo de peixe para afastar quaisquer danos oxidantes.

E fique atento, amigo! Já que esta última pesquisa é mais do que um conto de pescador ela fede a peixe podre.

Super Saúde!

 

Referência Bibliográfica:

– Journal of the National Cancer Institute July 10, 2013

-Penn State Research Methods, Case Cohort Design

– Time Magazine July 11, 2013

– Science Daily July 10, 2013

– NY Daily News July 11, 2013

– Nursing Times July 11, 2013

– British Journal of Cancer March 7, 2006

– American Journal of Clinical Nutrition 2010 Nov; 92(5):1223-33

– Greenmedinfo.com July 12, 2013

– Journal of Nutrition 2001: 131(2); 231-234

– American Journal of Clinical Nutrition June 2009: 89(6); 1946

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

3 Comments

  1. Obrigado por retirar algumas dúvidas sobre este assunto pois tendo sido eu operado as ” boquinhas” já começaram com os assuntos dos quais nunca haviam lido e sim ouvido dizer, obrigado Dr. pelos esclarecimentos.

  2. Também quero dizer-lhe: Obrigado por ter tirado essa dúvida. Como muito peixe, como a Sardinha e a Tilápia, assim sendo fiquei mais tranquilo.

  3. O óleo do peixe natural faz muito bem, porém, aquelas porcarias encapsuladas de origem duvidosa, certamente fazem muito mal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER