Bem-Estar

Olhos Secos: Seus Hormônios podem ser a Causa!

Normalmente, quando uma mulher que sofre de olhos secos procura o seu médico, ela certamente recebe uma prescrição com o medicamento mais moderno para esse fim, ou ainda ele prescreverá “lágrimas artificiais”, que contêm substâncias químicas sintéticas.

Mas não para aí, podem eventualmente lhe indicar uma cirurgia, mas o que na verdade você precisa não é uma medicação para tratar consequências, mas sim algo para agir na essência do problema, recomeçando a fabricar as suas próprias lágrimas…

E você sabe como? Com a ajuda de um pouco mais de testosterona!

Você sabia que falta de testosterona nas mulheres, especialmente na menopausa ou pós-menopausa, pode ser a causa de olhos secos cronicamente e que possivelmente elas não apresentam nenhum problema ocular?

O risco de desenvolver olhos secos é muito mais frequente com o envelhecimento, sendo que as mulheres apresentam mais o problema.

Os sintomas são:

  • sensação do olho raspando
  • ou sentir como se houvesse algo em seu olho
  • pálpebras pesadas
  • visão turva

Além disso, você pode ter os olhos secos quando se expõe ao vento ou depois de um longo dia usando lente de contato.

Esta condição conhecida como ceratoconjuntivite seca, se não tratada, pode causar sérios danos aos seus olhos, pois sem lágrimas para protegê-los você está aberto a um maior número de infecções e inflamação de conjuntiva

Em um estudo inovador realizado em Harvard e liderado pelo pesquisador Dr. D. A. Sullivan, intitulado Androgen deficiency, Meibomian gland dysfunction and evaporative dry eye, observou-se que a testosterona regula a produção de lipídeos em glândulas “meibomianas”, (glândulas que secretam lipídios e óleos localizados nas pálpebras) de ratos e coelhos, e que a deficiência de testosterona compromete a função dessa glândula alterando a produção de lagrimas.

A conclusão da equipe do Dr. Sullivan é que: “… a glândula meibomiana é um órgão alvo de testosterona”.

Olhos secos e testosterona

Este estudo do Dr. Sullivan motivou uma nova pesquisa baseada no tratamento de olhos secos com creme de testosterona transdermal a 3%.

Os pesquisadores trataram 28 voluntários com idades entre 25 e 66 anos, todos com olhos secos, que passaram a pomada de 3% testosterona nas suas pálpebras. Havia 25 mulheres e apenas 3 homens no grupo, que apresentavam valores de testosterona baixos.

Conclusão dos pesquisadores: “O acesso transdérmico de testosterona parece ser um tratamento seguro e eficaz para o olho seco. A pomada transdérmica permite o uso de concentração de testosterona aumentada e dramaticamente melhora o conforto do paciente. As mulheres pós-menopausa perceberam o maior alívio dos sintomas, ao passo que os homens tiveram o menor benefício.”

Após este estudo, surgiram outros relatórios de pesquisas confirmando que a testosterona frequentemente alivia os olhos secos.

Como atingir o alívio real

Se você, algum membro da sua família ou um amigo que está usando “lágrimas artificiais, ou um remédio de patenteado para “olhos secos”, sugira que ela (ou muito ocasionalmente ele) peça ao seu medico um exame para checar o seu nível de testosterona.

Caso ela esteja baixa, seria interessante usar esse creme de testosterona a nível palpebral ou usar a testosterona na forma usual, na própria terapia de reposição de hormônio bio-idêntico.

Com a correção do nível baixo de testosterona, possivelmente você resolverá não só o problema dos seus olhos secos, mas muitas coisas melhorarão.

Além da testosterona, há alguns elementos que podem ser útil neste caso:

N-acetil-cisteína (NAC)

Um aminoácido derivado da L-cisteína, com ação antioxidante, algumas vezes usado pelos oftalmologistas para tratar as abrasões, úlceras da córnea e o olho seco. Além disso, esse elemento aumenta a viscosidade do muco na superfície da córnea.

Ômega-3

Segundo estudos, o ômega 3 ajuda a reduzir os sintomas de olho seco. Para aumentar o seu ômega-3, consuma carne e laticínios de gado criado a pasto, salmão, sardinha e anchovas selvagens, ou tome um suplemento de óleo de peixe.

Astaxantina

Um carotenoide produzido por um tipo específico de microalgas que o usam para sua proteção contra agressores do meio ambiente.

É um poderoso antioxidante que ajuda a proteger seus olhos, pois impede que moléculas instáveis de danifiquem as células, no caso, oftálmicas.

Encontrado no salmão, camarão, lagosta e caranguejo, ou utilizado na forma de suplemento nutricional.
Use a natureza a seu favor e dê adeus aos olhos secos!

Referências bibliográficas:

  • Mayo Clinic Dry Eye Complications
  • Ophthalmology News, Omega-3 and Dry eye
  • Nutrition & Healing. April 2014; vol. 21, Issue 1
  • American Academy of Ophthalmology, Eye Health Statistics
  • What is Dry Eye, Astaxanthin Benefits for Eye Health
  • ClinicalTrials.gov Ocular Surface Microbiome in Dry Eye Patients
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER