Bem-Estar

Óculos Escuros: Usar ou Não?

A ideia de que usar óculos escuros protege os seus olhos da luz solar, na verdade causa mais mal do que bem, pois certos comprimentos de onda de luz nutrem os seus olhos.

O uso frequente de óculos escuros evita a absorção de luz solar com o total espectro de luz pelos olhos, o que apesar de não ser perceptível, compromete o seu hipotálamo.

Esta glândula do cérebro é responsável pelo controle de tudo, desde a pressão arterial à temperatura do corpo, e a regulação do relógio biológico e ritmo cardíaco, aonde a luz solar tem um papel essencial. Assim como o seu corpo precisa de no mínimo 20 minutos de sol por dia, os seus olhos também!

Luz solar é bom para você

Especialmente adolescentes que passam parte do seu dia ao sol apresentam uma maior proteção contra miopia, uma doença que tem ficado cada vez mais comum entre os jovens. Eles fazem a menor ideia que na verdade o sol é o grande protetor.

Cerca de 50% dos jovens atualmente têm problemas de Miopia, e os estudos mostram que é mais frequente entre pessoas que tem um nível educacional mais elevado e que é menos frequente entre pessoas que se expõem regularmente ao sol.

Em Taiwan, com o aumento de tempo em ambiente externo para os alunos, nos últimos 5 anos, houve um decréscimo de Miopia que não ocorria há 40 anos, segundo Ian Morgan, um PhD em pesquisa de visão.

O problema dos jovens atualmente

Cerca de 50% da população de adolescente e adultos jovens não se expõe a ambientes externos, em contato com a luz solar. Eles ficam a maior parte do tempo em ambientes fechados, e com os olhos grudados em smartphones, tablets, laptops, etc…

Alimentos que melhoram a saúde dos olhos

A exposição da pele à luz solar de forma moderada aumenta os níveis de vitamina D. Além disso, há alimentos que fornecem certos nutrientes que o seu corpo precisa para otimizar a sua visão como:

  • Luteína e Zeaxantina, presente em vegetais folhosos verde escuros, como o brócolis, couve, abobora, alface romana, espinafre e ovos.
  • Ômega 3 de origem animal, como animais criados a pasto, salmão selvagem do Alaska e sardinha. Os ômega 3 de origem vegetal como linhaça em semente ou óleo, além de nozes, é uma opção, mas requer uma quantidade muito grande para se tornar significativa em termos bioquímicos.
  • Vitamina A, encontrada em boas concentrações no damasco e cantaloupe.
  • Vitamina C, presente em grapefruit, kiwi, laranja, morango e pimenta vermelha.
  • Vitamina E, encontrada em amêndoas, brócolis, espinafre e sementes de girassol.

Cuide de seus olhos e preste atenção nos óculos que usa. Você sabe a importância deles para a sua vida e para uma supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • JAMA Ophthalmol. 2017;135(1):47-53
  • Lancet. 2012 May 5;379(9827):1739-48
  • Opthamology 2012 October;119(10):2141-51
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER