Especiais

O teste da conversa

Exercitar-se demais não faz bem à saúde. Mas como saber se você está se excedendo?

Há um modo simples de auto-avaliação: ser capaz de conversar confortavelmente durante a atividade física é o melhor indicativo de que o exercício está na intensidade adequada. Você sabe que deve evitar excessos, a causa mais comum de lesões físicas e do aumento dos índices de oxidação, causada pelo consumo maior de oxigênio.

NO LIMITE DA PALAVRA

Um estudo feito por pesquisadores interessados em descobrir como medir essa intensidade comprovou a eficiência do “teste da conversa”.

Os participantes submeteram-se a dois tipos de equipamento: esteira e bicicleta ergométrica. Progressivamente, eram levados a estágios mais difíceis do exercício. Durante a experiência, foram testados o ritmo cardíaco, a respiração e a capacidade dos participantes de falar confortavelmente e de lembrar o que tinham dito. O momento crítico ocorria quando a respiração aumentava desproporcionalmente ao crescimento da atividade física, indicando que o nível do exercício chegara à sua intensidade limite. Era também aí que a conversa tornava-se mais difícil.

DE OLHOR NO ESFORÇO Quando compararam os resultados do monitoramento clássico aos do “teste da conversa”, os pesquisadores encontraram uma forma simples de qualquer pessoa monitorar suas atividades físicas para evitar riscos de excessos: quando falar for desconfortável, basta diminuir o ritmo.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER