Alimentação

O segredo para uma vida longa pode estar escondido dentro de uma casca bem dura!

Essa até poderia ser uma daquelas mensagens que costumamos ver nos filmes de caça ao tesouro, mas neste caso o tesouro está prestes a ser revelado sem maiores mistérios. Isso mesmo! Você precisa saber o quanto antes que o segredo para uma vida longa está guardado dentro de uma casca bem dura, no caso, na casca da castanha.

Acontece que existem centenas de pessoas que ainda evitam as castanhas a todo custo por pensar que elas contêm gordura demais, calorias demais e sal demais. Mas, essa turma não só está enganada como também está muitíssimo enganada, pois comer castanhas pode, na verdade, adicionar anos para a sua vida!

Cada castanha está repleta de ácidos graxos ômega 3 que dão vida e incrementam o coração, e também por vitaminas e sais que combatem as doenças.

Então, trate logo de comer um bocado de castanhas hoje, ou melhor, faça delas uma parte da sua rotina. Assim, o seu risco de morte por qualquer que seja a causa cairá em pelo menos 20%, como bem disse um estudo recente feito no JAMA Medicina Interna.

Outro estudo, este realizado no ano de 2013 em Harvard, revelou que comer estas pequenas e deliciosas guloseimas regularmente além de reduzir o risco de morte por doenças cardíacas em até 29%, pode também diminuir o risco de morte por câncer em aproximadamente 11%.

Apenas um lanchinho de castanhas já é o suficiente para atuar neste processo de proteção do organismo. Por isso, com quanto mais frequência você consumir a castanha, menor será o seu risco de desenvolver doenças. Para que você tenha uma ideia, o consumo de castanha de duas a quatro vezes por semana corta o seu risco de morte prematura em 13%. Agora, se você fizer do consumo da castanha um hábito diário, o risco cairá para um quinto, de acordo com um estudo do New England Journal of Medicine.

Agora, se você ainda quer mais provas reais de que aqueles nutricionistas anticastanhas estão loucos, indo um pouco mais a fundo no estudo mencionado, você verá que os comedores de castanhas pesam menos do que aqueles que as evitam. Tá bom para você? Resumindo: mais calorias, mais gorduras e menos peso!

Sendo assim, faça das castanhas uma rotina regular dentro do seu lanche. E só um alerta: faça uso das castanhas cruas, pois as torradas acabam tendo destruídos alguns de seus valiosos nutrientes.

 

Referências bibliográficas: 

  • Arch Intern Med, 2007; 167(10): 1060-7
  • J Nutr. 2010 Jun; 140(6):1093-8
  • B M J, November 14, 1998; 317:1332-1333
  • Archives of Internal Medicine, March 1992:153:779
  • Journal of the American College of Nutrition 2011 Dec; 30(6):502-10      
  • New England Journal of Medicine November 21, 2013: 369:2001-2011
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER