Dieta

Por que não é recomendável beber Café depois da prática de Exercícios Físicos?

Quando usado antes do exercício, o café funciona como um bom estímulo, entretanto, ele também é capaz de afetar os seus músculos tanto quanto os exercícios que você pratica. Isso acontece porque o café aumenta a produção de energia pelo seu músculo enquanto inibe o mecanismo que aumenta a sua síntese protéica (inibe a enzima mTOR).

Isso quer dizer que, similar ao exercício, na verdade o café inibe o mecanismo que faz o músculo se desenvolver. É preciso ficar claro que os músculos são produzidos após o treino e não durante os exercícios.

Quando você toma café antes de praticar os exercícios, a enzima mTOR é inibida por uma ação anormal. Em jejum, exercício e café dificultam a ação da mTOR de tal forma que pode ser comparada a um indivíduo feito de molas dentro de uma caixa fechada.

É interessante observar que o exercício inibe e ativa a mTOR ao mesmo tempo. Quando ingerimos o café antes do treino essa inibição acaba tão logo terminamos de nos exercitar, porém com maior efeito, o que associado à alimentação pós-treino fará com que, biologicamente, o músculo esteja mais preparado para aceitar proteína e ganhar massa muscular.

Por isso o momento certo do uso do café é importante.

Antes das atividades físicas: o café funcionará como o próprio exercício, inibindo a mTOR, mas ao mesmo tempo, estimulando a produção de energia e queima de gordura!

Depois do exercício: não é recomendado o uso do café; nesse momento o correto é fazer uma alimentação adequada ao pós-treino.

Muito cuidado também com a forma pela qual você ingere o café. Ao fazer uso de uma boa máquina não estrague o produto utilizando copos de plástico. Eles liberam o Bisphenol A (BPA) que promove a alteração endócrina responsável por estimular os seus hormônios afetando a reprodução e o desenvolvimento cerebral. Evite também os copos de isopor que liberam moléculas de polistireno que são igualmente indesejáveis.

O correto é usar xícara de vidro ou cerâmica.

Referência bibliográfica:

– New Scientist May 11, 2006

– 20 Minutos e Emagreça. Editora Gaia. 2013

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER