Prevenção

Mineralograma: o Exame de Cabelo que descobre se há metais tóxicos no seu corpo!

Diferenciar nutriente e tóxico é, muitas vezes, arbitrário. Há nutrientes que podem tornar-se tóxicos, dependendo da quantidade fornecida ao organismo, como o oxigênio e a água, por exemplo. Como se diz em latim:“dosis sola facit venenum” – somente a dose faz o veneno. Entre os mais antigos venenos conhecidos pelo homem estão os metais pesados, que provêm de diversas fontes: ar, água, solo e alimentos.

Porque hoje em dia há tanta preocupação com os metais pesados? Principalmente porque eles podem causar, simular ou potencializar diversos sintomas ou doenças, além de induzir o médico a um falso diagnóstico! O sintoma número um da presença de metais pesados no organismo é o cansaço, porque muitos desses se ligam a enzimas na membrana celular e na mitocôndria, onde a energia é sintetizada. Além disso, eles impedem a entrada dos “bons” minerais, como zinco, magnésio, manganês etc., colocando-se no lugar desses minerais.Quando isso ocorre, o funcionamento celular altera-se, perde sua eficiência e ação, gerando doenças.A simples retirada desses metais do organismo dá condições para a recuperação da saúde!

Exame do fio do cabelo

A combustão de vegetais fósseis, emissões de indústrias metalúrgicas e químicas, o uso considerável de produtos químicos e outras atividades humanas resultam na liberação, na biosfera, de grandes quantidades de elementos que são encontrados no organismo humano.A poluição da biosfera por esses elementos e, em particular, por metais pesados, é uma das grandes causadoras de um estado de estresse provocado pelo meio ambiente.

Desde 1975 a Agência Internacional de Energia Atômica dos Estados Unidos analisa os poluentes mediante a aplicação de métodos nucleares.Essa técnica é uma ferramenta efetiva na investigação e monitorização da poluição ambiental. Desde 1977, existe um programa especial para análise do nível de metais pesados no organismo humano: “Análise de Poluentes no Cabelo Humano”. Aproximadamente 50 cientistas de mais de vinte países têm dado sua contribuição para a implementação desse projeto. O uso do cabelo como um indicador da contaminação humana, externa e interna, com traços de elementos poluentes, foi discutido nesse projeto. Conhecido como “Exame de Cabelo”, esse exame é capaz de identificar a presença de metais pesados no organismo, o primeiro passo para uma desintoxicação que garantirá mais saúde para você!

[divider]

Referências bibliográficas:

  • Prevenção: A Medicina do Século XXI. Editora Gaia. 2000
  • Hair, Trace Elements, and Human Illness.EditoraPraeger. 1980
  • Arch. Environ. Health 23 (1971) 202
  • New Engl. J. Med. 276 (1967) 949
  • Environ Health 28 (1971) 292
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER