Bem-Estar

Menopausa Masculina: Será? É mito ou realidade?!

Você anda indisposto, com radicais mudanças de humor e até o seu apetite sexual não está lá grande coisa. É aí que você começa a se assustar! Afinal, você já estava um tanto quanto familiarizado com estes sintomas, mas quem passava por eles era a sua esposa, namorada. Não você!

Chega então um momento em que você até começa a achar que sua masculinidade está ameaçada. Mas, pode ficar tranquilo, pois não é nada disso. O que pode estar acontecendo nesse momento é mais comum do que você imagina. Esses sintomas estão diretamente ligados à queda do seu nível de testosterona.

Para sabermos melhor o que tudo isso representa, é preciso entender, primeiramente, que a testosterona não é unicamente o hormônio do sexo. Ela é também a grande responsável pelas características masculinas, além de desempenhar um importante papel em sua condição muscular, óssea e energética.

Apesar da queda de testosterona ser algo normal, não quer dizer que ela não demande alguns cuidados. Imaginar que essa é só uma fase difícil em sua vida e que logo vai passar não vai te ajudar muito! Afinal, a baixa excessiva deste hormônio é capaz de levar os homens à morte prematuramente e por diversas causas. Isso sem contar o fato de que homens com baixo nível de testosterona têm maior dificuldade em eliminar o açúcar ingerido o que pode levar ao aparecimento de gorduras, diabetes e doenças cardiovasculares. Desculpe o trocadilho, mas, a baixa da testosterona pode sim matar você do coração!

Fique atento! Querendo ou não, quando você chegar aos 40, seus hormônios entrarão em queda e vai acontecer com você basicamente o que acontece com as mulheres. Você entrará na “menopausa”. Dados apontam que, nessa altura do campeonato, nós homens perdemos aproximadamente 1% de testosterona por ano. Essa informação só se diferencia no caso de companheiros que sofrem com a Síndrome de Deficiência de Testosterona (SDT). Nestes casos, a perda de testosterona acontece no ritmo de um açude quebrado. Ou seja, muito mais rápido do que o normal!

Para que você não tenha um treco antes da hora, deixo claro que mesmo que você perca duas vezes mais testosterona do que a taxa considerada normal, aos 90 anos você terá um nível de hormônio comparado ao de um homem com 60 anos. E isso não é de tudo tão ruim! Afinal de contas, você tem muita coisa por viver e todas elas com muito amor; esteja você com 60, 70 anos ou muito mais!

Acompanhe os artigos aqui postados e fique sabendo como ter uma Super Saúde!

 

Referências bibliográficas:

– Libido Decline May Signal Low Testosterone,” Bates, Betsy, Family Practice News, July 15, 1997;40.

– Low Testosterone Is Associated With Decreased Function and Increased Mortality Risk: A Preliminary Study in Men in a Geriatric Rehabilitation Unit,” Shores MM, Moceri VM, et al, J Am Geriatr Soc, December 2004;52(12):2077-2081

– Testosterone and Behavior,” Morley JE, Clin Geriat Med, 2003;19:605-616.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER