Alimentação

Melhore a sua saúde e a sua longevidade com quatro superalimentos

Um dos princípios básicos para uma boa saúde é consumir uma alimentação integral baseada em alimentos nutritivos e evitar os processados. Além disso, você pode melhorar ainda mais a sua saúde e normalizar o seu peso reduzindo os refinados e retirando os grãos e o açúcar (principalmente a frutose) de sua dieta. E para que o resultado seja bem positivo, você deve contar também com os superalimentos.

De acordo com o doutor Steven Pratt, que escreveu um livro sobre este assunto, o consumo dos superalimentos vai muito além da ideia de dieta. Na verdade, essa condição está mais ligada a um modo de vida.

Para que um alimento possa ser considerado super, ele precisa atender a três qualificações. São elas:

1º- Ser facilmente disponível.

2º- Conter nutrientes conhecidos como melhoradores da longevidade.

3- Ter benefícios para a saúde confirmados por estudos científicos.

Para ajudá-lo a identificar melhor esse tipo de alimento, veja esta lista com quatro superalimentos que podem fazer toda a diferença para a sua vida.

Abacate

Riquíssimo em potássio (duas vezes mais até do que a banana), o abacate é uma fonte de gordura monoinsaturada que é facilmente conservada para gerar energia. Isso o torna um excelente substituto para carboidratos, grãos e outras fontes de açúcar.

Lembre-se que ao reduzir os carboidratos você pode substituir essas calorias por gordura saudável. De longe, essa é a melhor fonte de energia para o seu corpo e seu cérebro.

Óleo de coco

Cerca de 50% da gordura contida no óleo de coco é chamada de acido láurico e é convertida em monolaurin, uma substância rara na natureza e que tem propriedade antiviral, antibacteriana e antiprotozoarios. Dois terços desse óleo são triglicérides de cadeia media (TCM) que produzem muitos benefícios para a saúde, inclusive o de estimular o seu metabolismo.

OS TCM são convertidos imediatamente em energia, uma função desempenhada na alimentação pelos carboidratos simples, portanto, também é um substituto ideal para grãos e carboidratos não saudáveis.

Vegetais fermentados

Hoje em dia, quase todas as pessoas sofrem com comprometimentos da flora intestinal, as exceções são aquelas que mantêm suas dietas estritamente com alimentos orgânicos integrais.

Neste caso, os vegetais fermentados são uma boa forma de conseguir a dose adequada de bactérias benéficas para o nosso organismo conhecidas como probióticos. Essas bactérias são fundamentais para a nossa saúde física e mental, agindo como potentes desintoxicantes sendo capazes de eliminar metais tóxicos pesados, inclusive pesticidas.

Macadâmia

A macadâmia contém uma grande variedade de nutrientes, incluindo vitamina B1, magnésio, manganês, gordura monoinsaturada, entre outras.

Identificando esses alimentos e conhecendo suas características, você poderá ter um ganho expressivo em saúde o que consequentemente será refletido em sua qualidade de vida e longevidade.

Dê uma chance aos superalimentos e note a diferença.

[divider]

Referência bibliográfica:

  • Medical News Today Nov 2, 2012
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

  1. A Informação é o melhor remédio, que podemos dar. Agora é só continuar colocando em prática. Obrigado doutor. Sempre com Deus abençoando nossos dias.

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER