Prevenção

Mel é mais eficaz que xarope para tosse!

No último inverno o FDA, órgão dos Estados Unidos que controla alimentos e medicamentos no país, emitiu um pronunciamento de saúde pública sobre os produtos para resfriados e remédios para tosse vendidos sem prescrição. Eles pediram cautela no uso para as crianças abaixo de dois anos de idade. Isso, é claro, deixou muitos pais sem saber o que fazer – para não falar nos adultos curiosos sobre se essas considerações seriam úteis ou prejudiciais, mesmo para os maiores de idade.

Há uma solução natural – e doce – para resolver essa situação: o mel!

Muitas culturas ao redor do mundo usam o mel para o alívio da tosse. Na verdade, a Organização Mundial de Saúde já sugeriu o seu uso para este propósito, uma vez que ele não causa os efeitos colaterais que são associados a muitos dos remédios para tosse vendidos sem prescrição.

Entretanto, de acordo com Ian Paul, MD, professor adjunto de pediatria e ciências de saúde pública na Universidade de PennsylvaniaState, em Hershey, Pennsylvania, não havia ainda nenhum estudo que confirmasse a sua eficácia…então o Dr. Paul e a sua equipe de pesquisa se prontificaram.

Pesquisa comprova: mel aliviou a tosse em crianças

O Dr. Paul e colegas conduziram um estudo comparando uma dose única de dextrometorano (DM) – o princípio ativo na maioria dos remédios para tosse vendidos sem prescrição – com uma dose única de mel. Os pais de 105 crianças em tratamento para infecções do trato respiratório superior, por médicos no serviço pediátrico de Hershey, participaram de uma pesquisa sobre os sintomas dessas crianças.  

Em uma noite única, as crianças foram separadas aleatoriamente em três grupos de tratamento. O primeiro grupo recebeu uma dose única de uma preparação de DM com sabor de mel. O segundo, uma dose de mel. As crianças no terceiro grupo não receberam tratamento algum.  As doses dos dois remédios variavam, dependendo da idade da criança (elas tinham de 2 a 5 anos, 6 a 11e 12 a 18).

Os pais foram solicitados para dar avaliações subjetivas sobre a tosse das crianças, incluindo a severidade e a dificuldade para dormir, na véspera e na noite em que o estudo foi feito.  O mel acabou fornecendo um alívio significantemente maior para todos os sintomas avaliados, com o tratamento com a DM em segundo lugar.

Qual é mais eficiente?

O mel mais escuro contém mais antioxidantes, apesar de provavelmente não ser o único mecanismo que fornecia o alivio. Acredita-se que mesmo as variedades de méis com cores menos intensas podem fornecer benefícios. “Há também um efeito tópico. Qualquer líquido grosso e xaroposo revestirá o fundo da garganta e acalmará as áreas inflamadas quando engolido.  Além disto, o mel é doce, o que causa a salivação, que por sua vez afina o muco e portanto pode ajudar no alívio da congestão.”

Cuidado: O mel não é seguro para crianças abaixo de um ano de idade por causa de botulismo infantil. Apesar de raro, é um problema muito sério.

Ele é, entretanto, geralmente seguro para crianças acima dos 12 meses – é também calmante e útil mesmo para adultos, que se comportam como nenês quando estão sofrendo por causa de resfriados e tosses.  

Se você está tendo tosse ou alguma doença respiratória superior crônica, consulte o seu médico!

Referências bibliográficas:

  • Eur J Med Res. 2001 Jul30;6(7):306-8.
  • Int Arch Allergy Immunol2011;155:160–166
  • Arch PediatrAdolesc Med. 2007;161(12):1140-1146.
  • LiveScience June 20, 2013
  • Science News, September 12, 1998;154:170-172.
  • J MedFood, 2004;7(2):210-222
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER