Saúde

Para manter músculos e ossos em forma

É fatal: depois dos 40, cresce a perda de massa óssea e muscular. As fibras musculares e a densidade dos ossos diminuem cerca de 10% a cada década e aumentam os depósitos de gordura. Dependendo do estilo de vida, de doenças do passado e de fatores hereditários e ambientais, esses sinais de envelhecimento surgem até em pessoas mais jovens. Por isso, a prevenção deve começar cedo.

  • Carboidratos e proteínas são a base da reparação óssea e muscular. Mas doces e refinados geram uma acidez que o organismo combate usando o cálcio dos ossos.
  • Reposições de hormônio de crescimento e suplementos de cálcio e vitamina D3, aliados a banhos de sol, estimulam a regeneração óssea.
  • É preciso manter em níveis ideais os cerca de 50 nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento orgânico. Seu médico pode avaliar eventuais carências e os suplementos adequados.
  • Exercícios são indispensáveis. O ideal é associar atividades de impacto, como corridas e caminhadas, com musculação.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER