Alimentação

Manteiga

Deliciosa, já teve dias de glória até inventarem as gorduras hidrogenadas, de baixo preço e, por isso mesmo, alto consumo.

Não houve contemplação com o consumidor que, vítima de interesses econômicos, engoliu a idéia de que as “novas gorduras” eram mais saudáveis. Não são. Margarina, comparada à manteiga, não dá nem pra largada!

Sem restrição de qualidade

Manteiga contém vitamina A, importante em muitos aspectos, desde manter a boa visão até preservar a integridade do sistema endócrino. É rica em minerais. Fornece boa quantidade de ácidos graxos de qualidade necessários ao sistema imune e que estimulam o metabolismo. É antimicrobiana. Oferece ômega 3 e ômega 6 em proporções ideais, ótimos para o cérebro e a pele, bem como ácido linoléico conjugado (CLA), que ajuda a criar músculo e não gordura, e ainda protege contra câncer. Possui nutrientes como vitaminas A, D, K2 e E, lecitina, iôdo e selênio, que conribuem para reduzir à metade o risco de de doença cardíaca entre seus adeptos, quando comparados a pessoas que consomem margarina. Vitaminas, minerais e outros fatores que contém protegem contra artrite, asma, osteoporose, catarata, endurecimento de artérias e problemas digestivos, em especial de crianças e idosos. Ajuda a controlar o peso, favorece o crescimento e o desenvolvimento das crianças, previne disfunções da tireoide. Possui ainda substâncias necessárias à fertilidade e à reprodução. Todas essas qualidades são potencializadas se a manteiga for de gado criado a pasto, de preferência orgânico.

Evitar margarina só faz bem

É rica em componentes pouco saudáveis. Gordura trans, por exemplo, com seu potencial pró câncer, doença cardiovascular, problemas ósseos, distúrbios hormonais e de pele, infertilidade, dificuldades com lactação, baixo peso em crianças e distúrbios de aprendizado. Contém ainda químicos de efeitos tóxicos como substâncias descorantes, sabores artificias para mascarar o gosto e o odor desagradáveis dos óleos artificiais, proteína isolada de soja e redutores de colesterol que podem causar danos à saúde. É rica em altos índices de radicais livres, origem de muitos males. Tire a margarina da mesa!

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER