Alimentação

Entenda a relação entre a manteiga e a sua saúde

Para início de conversa: corte o risco de enfarto pela metade consumindo este alimento tido como ruim e que na verdade só te faz bem.

Agora entenda o porquê:

1 – Doença cardíaca

A manteiga contém muitos nutrientes que protegem seu organismo contra a doença cardíaca, incluindo as vitaminas A, D K2 e E, a lecitina, o iodo e o selênio. Um estudo do Conselho de Pesquisa Médica mostrou que os homens que comiam manteiga corriam metade do risco de desenvolver doença cardíaca do que aqueles que comiam a margarina.

2 – Câncer

Os ácidos graxos de cadeias curtas e médias na manteiga têm forte efeito antitumoral. O ácido linoleico conjugado (CLA) na manteiga produzida com leite de vacas alimentadas com pasto também fornece excelente proteção contra o câncer.

3 – Artrite

O fator Wulzen ou “antirrigidez” na manteiga crua, e também a vitamina K2 encontrada na manteiga produzida a partir do leite de vacas alimentadas com capim, protegem contra a calcificação das articulações, bem como contra o endurecimento das artérias, as cataratas, e a calcificação da glândula pineal.  Os bezerros alimentados com o leite pasteurizado ou o leite desnatado desenvolvem rigidez nas articulações e não sobrevivem.

4 – Osteoporose

As vitaminas A, D e K2 encontrados na manteiga são essenciais para a absorção correta do cálcio e do fósforo e, portanto, são necessárias para ossos e dentes fortes.

5 – Saúde da Tireoide

A manteiga é uma boa fonte de iodo em uma forma altamente absorvível.  O consumo de manteiga previne contra o bócio nas áreas montanhosas onde os frutos do mar não estão disponíveis.  Além disso, a vitamina A na manteiga é essencial para o funcionamento correto da glândula da tireoide.

6 – Digestão

Os glicoesfingolípideos na gordura da manteiga protegem contra a infecção gastrointestinal, especialmente nos muito jovens e nos idosos.

7 – Crescimento e Desenvolvimento

Muitos fatores na manteiga garantem o crescimento ideal das crianças, especialmente o iodo e as vitaminas A, D e K2.  As dietas baixas em gordura são ligadas ao déficit de crescimento em crianças – mas dietas baixas em gordura são frequentemente recomendadas para jovens!

8 – Asma

As gorduras saturadas na manteiga são essenciais para o funcionamento dos pulmões e protegem contra a asma.

9 – Sobrepeso

O CLA e os ácidos graxos de cadeias curtas e médias na manteiga ajudam a controlar o ganho de peso.

10 – Fertilidade

Muitos nutrientes contidos na manteiga são necessários para a fertilidade e a reprodução normal.

Acredito que a partir de agora não há mais dúvidas sobre a importância e a necessidade do consumo da manteiga. Correto?

[divider]

Referências bibliográficas:

– Nutrition Week. March 3, 1991

– The Weston A. Price Foundation

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

10 Comments

  1. Adorei saber disso, sempre comia manteiga cheia de culpa, agora vou relaxar, pois amo manteiga.Obrigada.

  2. Meu sempre dizia que a manteiga não faz mal.Eu cheguei a não acreditar,como e fico preocupada,pois já tive um infarto. De agora em diante,não terei mais medo. Obrigado.

  3. Quando criança comia manteiga, era magra e saudável. Com o incentivo de propagandas enganosas passei a consumir margarina, pão integral industrializado, suco de caixa etc.. Quanta gordura acumulada, fora doença auto imune!!! Parabéns por nos contar a verdade sobre um alimento de verdade! Afinal, as francesas são magras e comem manteiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER