Alimentação

Maltodextrina: um aditivo alimentar capaz de piorar a Doença de Crohn

Talvez você não saiba, mas a maltodextrina está presente em praticamente todos os alimentos industrializados; ela é utilizada como espessante nos alimentos processados, tais como molhos, pudins e uma série de outras sobremesas. Além disso, a maltodextrina é também ingrediente de uma cartela considerável de adoçantes artificiais.

Pesquisas recentes têm demonstrado que indivíduos com Doença de Crohn que estão apresentando piora em seus quadros clínicos, têm o consumo da maltodextrina como parte do problema.

Os pesquisadores da Cleveland Clinic’s Lerner Research Institute descobriram algo muito preocupante sobre esse aditivo alimentar tão comum. Eles observaram que ele pode piorar a inflamação gerada pela Doença de Crohn por estimular o crescimento de E. Coli no intestino delgado. Porém, isso não ocorreu quando os pesquisadores fizeram crescer o E. Coli com o uso adoçante sem maltodextrina, no caso o Stevia.

Em outras palavras, se você está consumindo muito alimento processado, você pode estar ficando mais doente.

Isso na verdade está sendo comprovado através de pesquisas feitas com animais; ainda não existem certezas sobre os resultados em humanos. Porém, por que não retirar a maltodextrina da sua alimentação e ver a situação melhorar? Além disso, você estará adicionando vantagens em comer menos alimentos processados, o que sempre é uma boa atitude!

[divider]

Referências bibliográficas:

– Could Compound in Artificial Sweeteners Worsen Crohn’s Disease?” (healthday.com)

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

  1. Sou portadora da doença de crohn, este artigo me ajudou muito já tive paralisia facial, trombose teve uma época que só o meu celebro funcionava fiz quatro cirurgias agora estou bem melhor faço tratamento com homeopatia e mudei minha alimentação planto o que como crio galinhas e daqui tiro meus ovos e quase todo o meu sustento mesmo assim ainda comia muitos produtos industrializados vou parar com todos acho que é por isso que meu intestino ainda dói e algumas vezes tenho fortes crises.Agradeço muito à ajuda.Mylene Portuense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER