Saúde

Conheça os Benefícios da Luz Solar para a Sua Saúde

Você conhece todos os benefícios da luz solar para você? Do começo do século 20 até os anos 1990, o pesquisador pioneiro da luz, John Ott, demonstrou que a iluminação de espectro inteiro que imita de perto os comprimentos de ondas visíveis produzidos pelo sol (de 380 a 760 nanômetros, na verdade uma parte minúscula do espectro solar inteiro) é muito superior à iluminação “regular” fluorescente ou incandescente para a saúde de plantas, animais e seres humanos.

Em um dos seus experimentos mais conhecidos com animais, ele colocou 2.000 ratos, com tumores desenvolvidos espontaneamente e usualmente fatais, sob quatro tipos de luz diferentes e com um ambiente identicamente controlado nos demais aspectos. Os resultados foram os seguintes:

  • Luz fluorescente rosa

Os ratos desenvolveram os tumores espontâneos e morreram aos 7 meses e meio.

  • Luz branca fria padrão

Os ratos desenvolveram os tumores, um pouco acima dos 8 meses.

  • Luz solar natural

Os ratos desenvolveram os tumores, um pouco acima de 16 meses.

Mas há muitos, muitos outros comprimentos de ondas solares que são invisíveis para os seres humanos. São os seguintes:

Luz infravermelha

No caso do espectro infravermelho, com comprimentos de ondas de 760 nanômetros até 100.000 nanômetros, descobriu-se também que provê benefícios à saúde, como indução enzimática.

Pesquisadores japoneses, trabalhando com apenas uma pequena parte deste espectro geral infravermelho – os comprimentos de ondas emitidos por saunas infravermelhas – descobriram que esta porção do infravermelho estimulava a óxido nítrico sintetase (ONS) dentro das paredes dos vasos sanguíneos, o que leva à produção de mais óxido nítrico dentro dos vasos sanguíneos, consequentemente promovendo maior relaxamento dos vasos e pressão arterial mais baixa.

Um outro estudo, nos Estados Unidos, descobriu que este efeito das saunas infravermelhas melhorava significantemente os sintomas da insuficiência cardíaca congestiva.

E uma outra pesquisa descobriu que um nível mais alto de óxido nítrico melhorava a ereção e função sexual masculina.

Além disso, esse suadouro pesado é uma das melhores maneiras de desintoxicar os nossos corpos dos pesticidas, herbicidas e milhares de poluentes ambientais (industriais e químicos).

Luz ultravioleta

Além da luz visível do infravermelho, há o espectro ultravioleta, com comprimentos de ondas entre 200 e 380 nanômetros, tendo sido usada na medicina internamente (irradiação sanguínea com ultravioleta, “ISUV”) e externamente desde o final do século 19.  Mesmo com a sua eficácia, segurança e documentação extensiva, o tratamento com luz ultravioleta tem sido ignorado pela medicina “tradicional” desde o final dos anos 1940.

Benefícios da luz solar

Os comprimentos de onda ultravioleta, do espectro visível e da infravermelha trazem benefícios significantes à saúde.  Mas e a simples luz solar, que inclui todos esses e muito mais?  Veja algumas pesquisas:

  1. Em 1930 os pesquisadores descobriram que a radiação solar nos genitais masculinos aumenta a secreção de testosterona.
  2. Ao tomar banho de sol, o acúmulo de glicogênio (energia armazenada do açúcar sanguíneo) aumenta nos músculos e no fígado, segundo estudo publicado em 1937.
  3. Banho de sol gradualmente progressivo abaixa significantemente os níveis de colesterol e de triglicérides e normaliza os eletrocardiogramas, segundo estudo russo de 1966.
  4. Pesquisa russa relatou que a hipertensão de estágio inicial melhorava com banhos de sol e exposição à luz ultravioleta.
  5. Numa outra avaliação, trinta indivíduos com aterosclerose tiveram o colesterol sérico medido antes e depois de um único tratamento de luz solar.  Apenas duas horas mais tarde os indivíduos estudados tiveram um decréscimo de até 13% no colesterol sérico.
  6. Um estudo foi feito com coelhos que tomaram colesterol e foram expostos ou à luz solar ou o à luz padrão de dentro de casa.  Os coelhos que foram expostos à luz padrão de casa desenvolveram severos depósitos de colesterol em suas artérias, enquanto que os coelhos que recebiam a luz solar tinham artérias limpas com pouco ou nenhum dano aterosclerótico – embora ambos os grupos tivessem tomado colesterol.

Bom, acho que já deu para ter uma ideia de como a luz solar é boa para a sua saúde. Então, aproveite o verão e garanta sua supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Livro Sunlight Could Save Your Life. Zane Kime, M.D.
  • Nutrition Reviews, August 1994;52(8):S15-S18.
  • B M J, July 10, 1999;319:114-116.
  • Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, 2008; 93(3): 743-749.
  • International Journal of Endocrinology.  Volume 2012 (2012)
  • PLOS One April 2, 2014

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER