Sua língua pode revelar problemas de saúde!

criança colocando a língua para fora da boca

Se eu te falasse que sua língua pode prever o futuro, você acreditaria? Pois é mais ou menos isso que acontece!

O que a maioria das pessoas não percebe é que a sua língua dá pistas importantes sobre a sua saúde geral e pode realmente prever problemas em outros locais no seu corpo.

Alteração de cor, dores, feridas ou sensação de queimação podem ser sinais de perigo…

Tudo isso pode ser um problema de saúde oral, mas à vezes é só a ponta do iceberg!  As novas pesquisas mostram que certos problemas com a língua, incluindo aqueles associados a tumores cancerosos, estão em ascensão.

Problemas que podem ser indicados pela língua

• Língua pegajosa ou com manchas brancas. Surpreendentemente, esta condição conhecida como candidíase pode ser uma bandeira vermelha para uma infecção nasal ou doença de refluxo gastroesofágico (DRGE). A candidíase, que é tipicamente causada por uma infecção de fungos, pode ser a dica de que os seus seios nasais estão inflamados ou infeccionados, ou que o ácido estomacal está fluindo de volta para a boca e/ou os seios nasais. Isso causa a irritação e aumenta o risco de infecção.

Enquanto a maioria das infecções de seios nasais é causada por vírus ou bactérias, os fungos podem também levar à inflamação/infecção. Recentemente, tem aumentado o número de casos de sinusite fúngica, em parte devido ao uso excessivo e inapropriado de antibióticos e drogas imunossupressoras.

O tratamento para candidíase é feito com medicamentos antifúngicos.

• Feridas brancas ou vermelhas. Se você tiver uma ferida, mancha branca ou vermelha (ou calombo, protuberância ou úlcera) em cima ou embaixo da sua língua que não desaparece depois de uma semana ou duas, procure seu médico.

Pode haver várias causas possíveis para tais feridas ou manchas – a mais séria sendo câncer de língua. Outros sintomas deste tipo de malignidade podem incluir dor crônica na língua, dor de garganta e dificuldades na deglutição, mastigação ou movimentação da língua. Dependendo do caso, seu médico poderá solicitar uma biópsia.

Com aumento do papilomavírus humano (HPV), tem elevado o número de casos de cânceres orofaríngeos (que afetam a parte de trás da língua, da garganta, do palato mole e/ou das amígdalas) em homens e mulheres, que pode ser espalhado pelo sexo oral. Os pesquisadores pensam que um aumento de pessoas que praticam o sexo oral, principalmente com muitos parceiros, pode estar por trás do aumento da doença. Fumo e álcool também são fatores de risco.

• Boca com queimação.  Uma sensação de queimação na língua (e às vezes nos lábios, gengivas e garganta), conhecido como síndrome de boca com queimação, tipicamente aparece do nada. Mas as infecções do trato respiratório superior, infecções dos seios nasais, tratamentos dentários e o estresse são conhecidos como causadores.

Deficiência nutricional de vitamina B-12, riboflavina, folato, zinco ou ferro pode ser outro motivo. O primeiro passo é uma avaliação médica, que inclui exames físicos e laboratoriais. Converse com o seu médico!

• Biological Trace Element Research.  1988;l5:257-266
  • Gastroenterology, February 1988;94(2):508-512
  • Postgraduate Medicine, October 1989;86(5);279-282.
  • Geriatrics. December 1990;45
  • British Journal of Clinical Practice, October 1990;44(8):389-392.
  • Journal of Oral Pathology, 1995;24(10):468-470.
  • Infect Immun.  April 2004
  • Applied Environmental Microbiology.  November 2004; 70(11): 6459–6465
  • Nutritional Neuroscience.  June 2010; 13(3): 135-143(9)
  • Cancer Prevention Research. August 2013