Alimentação

Leite de Barata: o mais novo superalimento?

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo! Recentemente, uma fonte de informações de saúde conceituada divulgou a descoberta de uma espécie de leite de barata. As pesquisas estão sendo realizados na University of Iowa e são lideradas pela prof. Barbara Stay, que descobriu a existência baratas que produzem uma substância cujas crias eram capazes de beber. Ou seja, um alimento produzido pela mãe barata.

Esse líquido, depois de ingerido na forma de minúsculos cristais, estimula o crescimento dos bebês baratas. É considerado um alimento completo, com proteínas, gorduras e açúcares, valor nutricional quadriplicado em comparação com o leite de vaca e 3 vezes mais rico que o leite de búfalas (o leite mais proteico e calórico de todos).

Mas isso só ocorre em um tipo de barata, da região costal do Pacifico. Ela é a única espécie de inseto que é vivípara, ou seja, que da a luz e alimenta suas crias – diferente das outras espécies que só desovam.

É possível que os humanos consumam leite de barata?

Segundo o bioquímico Subramanian Ramaswamy, do Institute for Stem Cell Biology and Regenerative Medicine, de Bangalore, na Índia, esse consumo pode vir a se tornar viável, mas ainda não há evidências que possa ser seguro para seres humanos.

Agora, o próximo passo, é, através de uma equipe internacional de cientistas do mesmo Instituto, criar uma formula através de engenharia genética. Ela teria comparável valor nutricional e poderia ser usada como suplemento. Apesar de ainda não sabermos se isso é uma boa ou má notícia, vamos aguardar, mas não podia deixar de dividir a minha surpresa sobre o superalimento ou super sensacionalismo com vocês. E então, que tal um leite de barata?

Referências bibliográficas:

  • The Salt August 6, 2016.
  • CNN July 27, 2016.
  • Science Alert July 25, 2016.
  • Food and Agriculture Organizations of the United Nations, Edible Insects: Future Prospects for Food and Feed Security 2013.
  • CNN.com May 16, 2013.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER