Estética

Já se imaginou mais atraente e com uma companheira ao seu lado?

Esse talvez seja um dos maiores sonhos dos homens em todo o mundo. Não há quem não queira sentir-se mais atraente e com isso conquistar a companheira ideal. Nesse sentido, um dos estudos mais interessantes sobre o assunto, realizado pelo Dr. Ian Stephen, da Universidade de Nottingham, investigou quais foram os tipos de tonalidades da pele percebidos como os mais saudáveis e atraentes para os humanos.

Como resultado o estudo descobriu que os tons avermelhados ou amarelados eram os mais atrativos. As pessoas que têm tons mais avermelhados, especialmente se o sangue tem bastante oxigênio, da perspectiva biológica/antropológica, sinalizam saúde e vitalidade.

Os cientistas acreditam que tendemos a evoluir pelo potencial de seleção dos companheiros, cuja aparência sinaliza boa saúde.

Isso é exatamente o que ocorre nas outras espécies como, por exemplo, as penas e os bicos brilhantes de muitos pássaros. Essas características podem ser pensadas como anúncios, mostrando o quanto um pássaro macho é saudável. Além do mais, as fêmeas dessas espécies preferem  se acasalar com machos mais brilhantes e coloridos.

Segundo o co-autor deste estudo, aliás o primeiro em humanos, conseguiu-se observar uma correlação entre a pele de coloração carotenóide para ambos os sexossaúde e alimentação saudável, estabelecendo a coloraçao carotenóide como uma interpretação válida para a saúde dos humanos que é perceptível no modo como é relevante, e como ocorre nos pássaros e peixes.

Olhando a saúde através do bronzeado

Segundo as observações do Dr. Stephen, ao se dar uma opção de escolha entre a pele bronzeada e a pele com coloração causada por carotenóides, as pessoas preferiram a segunda, com coloração carotenóide.

Portanto, se você quer ser mais atraente fisicamente tenha a certeza de que está ingerindo uma quantidade regular de astaxantina.

Além de uma aparência mais saudável, a astaxantina vai ajudá-lo a se proteger quando estiver se bronzeando e a melhorar os seus níveis de vitamina D.

A astaxantina vai ajudá-lo também na prevenção de degradação do colágeno da pele, sardas e manchas de envelhecimento, agindo como um clareador.

Além disso, esse carotenóide promove a diminuição de rugas, reduz a lipoperoxidação, a fototoxicidade e a fotoalergia.

 

No mais, se você realmente deseja ter uma pele maravilhosa, lembre-se de praticar exercícios regularmente, dormir bem e comer corretamente. E siga também as dicas a seguir:

– Alimente-se de forma saudável e de acordo com o seu tipo metabólico. Assim, você aproveitará os nutrientes adequados para você, o que é particularmente efetivo na promoção de uma pele limpa e bonita.

– Vegetais vermelho-alaranjados são cheios de betacaroteno. O seu corpo converte o betacaroteno em vitamina A, que previne o dano celular e o envelhecimento precoce. Vegetais como espinafre e alimentos folhosos fornecem muita vitamina A. Lembre-se disso!

– A vitamina C presente nas frutas cítricas ajuda na produção de colágeno, que é a proteína formadora da base estrutural da pele, além de ajudar na recuperação da sua elasticidade e tensão.

– O benefício das nozes, especialmente das amêndoas, tem a ver com sua atividade antioxidante. A vitamina E combate os radicais livres envelhecedores da pele e colabora na hidratação.

– Reduza ou elimine açúcar e grãos de sua dieta, especialmente a frutose, pois esses fatores interferem na sua sensibilidade à insulina, o que acelera o processo de envelhecimento.

– Consuma quantidades adequadas de ômega 3. As melhores fontes atuais são as carnes de gado criados em pasto. E muita atenção ao salmão, pois muito do que se consome hoje é proveniente de confinamento, o que promove perdas importantes deste elemento. Além disso, faça suplementação somente com produtos de boa qualidade e com laudo de pureza para metais pesados.

– Faça uso do óleo de coco, pois ele contribui para a saúde da sua pele. Mas, use sempre o produto extravirgem. Use um complexo vitamínico antioxidante para aumentar a sua proteção celular e imunidade.

 

Referência bibliográfica:

– Fuji Health Science, Astaxanthin study references

– Seki et al., 2001. Effects of astaxanthin fromf Haematococcus pluvialis on human skin. Fragrance Journal 12:98-103

– Yamashita, E. Cosmetic benefit of dietary supplements including astaxanthin and tocotrienol on human skin. 2002, FOOD Style 21, 6:(6) 112- 117.

– Yamashita, E. Effect of a Dietary Supplement Containing Astaxanthin on Skin Condition. Carotenoid Science 2006. Vol. 10: 91-95.

– Arakane, Y. Superior skin protection via Astaxanthin. Cartenoid Science, April 2002, Vol. 5

– Experimental Dermatology 2009 Mar;18(3):222-31

– Journal of Dermatological Science 2002 Oct;30(1):73-84

– Journal of Dermatological Science 1998 Mar;16(3):226-30

– Journal of Dermatological Science 2010 May;58(2):136-42

– Yamashita E. The effects of a dietary supplement containing Astaxanthin on skin condition. Carotenoid Science 2006; 10:91-95

-Cosmetics and Toiletries April 17, 2006

– Journal of Cosmetic Dermatology 2005 Dec;4(4):277-84

– United States Patent No: US 6,433,025 B1. August 13, 2002. Method for Retarding and Preventing Sunburn by UV Light

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER