Já pensou em usar óleo de coco como pasta de dente?

Pode ficar sossegado, pois essa não é uma ideia absurda. Usar o óleo de coco como pasta de dente tem se tornado mais frequente do que você imagina, principalmente depois que os famosos na Europa começaram a usar.

Você deve estar se perguntando se isso faz algum sentido, e estou para te dizer que segundo estudos, o óleo de coco tem propriedades contra as cáries e tem se mostrado bastante efetivo no combate a elas.

Testou-se o óleo de coco no seu estado natural contra a bactéria Streptococus, uma habitante comum em nossa boca. Esse teste demonstrou que o óleo de coco foi capaz de inibir o crescimento desta bactéria, além de inibir o Streptococus mutans, o maior causador da cárie dentária.

Agora, os produtos mais sofisticados de higiene bucal tem como atrativo o óleo de coco pela sua provada eficiência no combate das infecções microbianas e por ser uma alternativa segura e eficiente a aditivos químicos. Observe as razões:

1. Não apresenta químicos antibacterianos, como o Triclosan e o Flúor, comumente usados nas pastas de dente e que estão correlacionados com a resistência ao antibiótico e alterações hormonais.
  2. Efetivo contra bactérias causadoras de cavidades: os estudos mostram que massageando as gengivas e dentes com óleo de coco por 10 minutos diariamente por três semanas, há uma redução significativa do Streptococus mutans e das placas.
  3. Mantém o equilíbrio dos lipídeos na sua língua, enquanto que as pastas convencionais contêm lauril sulfato de sódio e sulfato de sódio, substâncias químicas responsáveis pela ação espumante da pasta de dente e que promove a degradação dos fosfolipídeos da sua língua.
  4. Produto barato: um pote de óleo de coco pode durar meses, tornando-se uma pasta de dente bem mais barata.

Além da ação como pasta de dente, o óleo de coco pode ser usado para enxaguar a boca, como se faz com o desinfetante bucal, uma vez que ele promove a eliminação de substâncias indesejáveis entre seus dentes. Experimente fazer isso por cerca de cinco minutos. Isso não só reduzirá a quantidade de placas de Streptococus mutans, como também vai melhorar a saúde da sua gengiva e reduzir o mal hálito.

Com isso, se reduz a quantidade de placas de Streptococus mutans, melhora a saúde da gengiva, além de reduzir mau hálito.

Resumindo: o óleo de coco é altamente eficiente para a saúde oral. Pode apostar!

[divider]

Referências Bibliográficas:

J Indian Soc Periodontol. 2014 Jul;18(4):441-6.

J Calif Dent Assoc. 2003 Mar;31(3):205-9.

Science Daily August 28, 2001

Exog Dermatol 2004;3:19-25

Acta Odontol Scand 1994:257-259.