Especiais

Você já ouviu falar em individualidade bioquímica?

Todos nós temos em comum a necessidade de proteínas, gorduras e carboidratos, bem como também precisamos das mesmas 50 substâncias essenciais para manter uma boa saúde orgânica. Mas, diferimos na forma de digerir, assimilar e metabolizar os alimentos e também nas estruturas químicas das nossas enzimas, ou seja, na eficiência do nosso sistema enzimático. Neste aspecto, cada um de nós possui uma necessidade nutricional diferente. Além disso, também apresentamos diferenças em nossas preferências alimentares, o que frequentemente reflete nossa genética e nossas diferenças bioquímicas.

Por isso, é muito importante encontrarmos a melhor alimentação para o nosso perfil e estabelecer, individualmente, a necessidade de cada elemento nutricional essencial, adequando-a para propiciar a condição e a sensação de ter o melhor em termos físicos e mentais.

Estudar essa individualidade bioquímica é a base da Medicina Ortomolecular, que consiste em dar à célula os elementos básicos para a sua função, tais como: vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e hormônios. Sem eles, não podemos desfrutar da saúde no seu mais importante significado.

Os remédios químicos não fazem parte desta condição, uma vez que não podemos apresentar deficiência em ácido acetilsalicílico, por exemplo, muito embora possamos ser deficientes em magnésio, cálcio, vitamina C etc.

Em suma, devemos dar à célula o que a célula precisa!

Como já disse anteriormente, nosso organismo necessita de 50 fatores essenciais, sendo 45 nutrientes. Veja:

  • Nutrientes essenciais
    • 20 a 21 minerais
    • 13 vitaminas
    • 8 aminoácidos (adultos)
    • 10 aminoácidos (crianças)
    • 2 ácidos graxos essenciais
  • Fontes de energia (gorduras e carboidratos)
  • Água
  • Oxigênio
  • Luz

A estas condições adicionamos ainda as fibras, ácido hidroclorídrico, bile e enzimas digestivas.

Assim como apresentamos tantas diferenças físicas, de opinião e tantas outras, o nosso organismo também é assim! Diferente de pessoa para pessoa.

[divider]

Referências Bibliográficas:

  • Prevenção: Medicina do Século XXI. Editora Gaia.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

  1. Muito boa as suas informações , eu gosto é um Médico 100% de saber, desejaria fazer uma consulta mais a distância é muito grande! Eu moro no interior da Paraíba na cidade de Uiraúna. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER