Alimentação

Incremente sua Dieta Vegetariana

Entendo e respeito a liberdade de um indivíduo para escolher quais alimentos ele vai comer. Com certeza, o consumo de vegetais é uma das chaves para se manter saudável.

Alterar seus hábitos alimentares por algumas crenças rígidas que impedem que se coma quaisquer proteínas animais, por simples decisão ideológica, pode ser um risco. Essa escolha só é saudável para um terço das pessoas.

Vou lhe explicar por que…

Nosso corpo tem um tipo nutricional exclusivo e cada tipo se beneficia de proporções variadas de macronutrientes (gorduras, proteínas e carboidratos) para se sentir bem e evitar doenças degenerativas crônicas, como as associadas à obesidade.

Cerca de dois terços das pessoas, especificamente os indivíduos tipo metabólico proteínas e misto, requerem quantidades regulares de proteína animal para obter uma saúde ótima.

Porém, cerca de um terço das pessoas realmente piora da saúde se consumirem grandes quantidades de proteína animal, e são elas que podem e prosperam como vegetarianos ou mesmo veganos.

Todas as histórias de sucesso que alimentam o mito de que o vegetarianismo é uma escolha saudável para todos, pertencem a esse grupo chamado tipo metabólico carboidrato.

Você precisa saber se está se alimentando de acordo com esse padrão ou não, e qual é o melhor no seu caso – pois, na verdade, nós não decidimos nada, temos que respeitar nossos instintos animais, aí sim teremos a proporção alimentar mais correta.

Descubra seu tipo metabólico

Através de um questionário bem simples e direto, você terá esta resposta para a sua correta alimentação.

Clique aqui para responder ao questionário e descobrir o seu tipo metabólico.

Agora, veja…

Na floresta, um leão não decide ser vegetariano, nem uma girafa decide ser carnívora, eles sabem por instinto qual é a alimentação que são designados a ingerir.

Nós, por outro lado, recebemos tanta influência por estudos e mídia tendenciosa que passamos a usar a informação veiculada como uma lavagem cerebral e não o nosso instinto animal, e é por isso que vivemos nesse conflito ideológico, com medo de ingerirmos proteína animal e gorduras – o que tanto influenciou uma possível opção saudável, que seria o vegetarianismo.

Reforço que não sou contra, mas acredito que, como mencionei acima, só um terço das pessoas realmente se beneficiam dessa condição, apesar de entender que todos nós deveríamos consumir ao menos uma pequena quantidade de proteína animal.

Como melhorar a sua dieta vegetariana

O risco mais comum na dieta vegetariana é o risco de ficar carente de certos nutrientes essenciais para otimizar o funcionamento do corpo. Há alguns grupos vegetarianos específicos que são caracterizados pelo que eles evitam em suas dietas:

– O “vegetariano” (que não come carne, mas inclui laticínios, ovos e produtos animais)

  • dieta lacto-vegetariana (inclui produtos lácteos)
  • dieta lacto-ovo-vegetariano (inclui laticínios e ovos)

– O “vegano” (que evita todos os produtos derivados de animais)

Com estratégias específicas, as dietas vegetarianas e veganas certamente são capazes de fornecer os micronutrientes que os nossos corpos necessitam, fornecendo todas as vitaminas e minerais para suprir as necessidades dietéticas.

Vinagre de maçã na dieta vegetariana ou vegana

É um grande aliado, fornecendo os seguintes benefícios:

  • Auxílio na absorção de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes consumidos na dieta diária. Com esta absorção otimizada, a absorção e o processamento de aminoácidos também são otimizados, assegurando o funcionamento e crescimento corretos das células
  • O ácido acético que existe naturalmente no vinagre de maçã auxilia na digestão, pelo estímulo da produção de ácido hidroclorídrico, que é fundamental neste processo.
  • Melhora o equilíbrio da ecologia intestinal por incrementar bactérias boas e ácido propiônico.
  • Estimulam a imunidade, pois os fitonutrientes e enzimas contendo propriedades antivirais e antibacterianas, que ocorrem naturalmente no vinagre de maçã, incrementam o sistema imune da pessoa que pratica a dieta vegetariana (que pode estar deficiente nas vitaminas normalmente encontradas em laticínios e carnes saudáveis, importantes para a imunidade).

Smoothie vegetariano – Uma bebida para incrementar o cálcio

Prepare no seu blender ou liquidificador:

  • 01 colher de sopa de vinagre de maçã 6%
  • 01 xícara de leite de côco ou amêndoas
  • As suas frutas (com moderação) e os seus temperos favoritos
  • Beba diariamente.

Aproveite!

Referências bibliográficas:

  • E-Book – Vinagre de maçã: o liquido dourado
  • The Nutrition Almanac, 3rd ed., McGraw Hill, New York, p.32-33
  • Am. J. Clin. Nutr., 1998, 47:89-92
  • Am. J. Clin. Nutr., June1983, 924-929
  • New Eng Jnl Med. 1976, 294:129
  • Am. J. Epidemiol. 1973, 97:372
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER